O stress causado pelo desmame pode ter efeitos a nível celular e ter impacto nos tipos de bactérias que crescem e vivem no sistema digestivo dos leitões. O manganês e o selénio, dois ingredientes minerais dos alimentos, podem ser dados aos leitões desmamados para reforçar as suas defesas contra o stress. O objetivo deste estudo foi determinar o impacto de diferentes concentrações dietéticas de manganês (Mn) e selénio (Se), cofactores antioxidantes, no desempenho do crescimento e nas populações microbianas fecais em leitões em transição.
Métodos: Os leitões (N = 120) foram selecionados por peso (5,22 ± 0,7 kg) e sexo. Os compartimentos (n = 5/tratamento) dentro de um bloco foram distribuídos aleatoriamente por dietas num desenho fatorial 2 × 3 para examinar os efeitos do Se (0,1 e 0,3 mg/kg de Se adicionado) e do Mn (0, 12 e 24 mg/kg de Mn adicionado) e alimentados em três fases (P1 = d 1-7, P2 = d 8-21, P3 = d 22-35). Os porcos foram pesados semanalmente. Foram recolhidas amostras de fezes nos dias 0 e 35 para sequenciação do gene 16S rRNA bacteriano e análise de ácidos gordos voláteis.
Resultados: Foi observada uma resposta linear no ganho médio diário global em função do Mn da dieta. Não se verificou qualquer interação significativa ou efeito principal em qualquer parâmetro de ácidos gordos voláteis. A suplementação com 24 mg/kg de Mn tendeu a reduzir a abundância relativa de Massiliomicrobiota timonensis e Acidaminococcus fermentans, uma bactéria com caraterísticas patogénicas associadas a leitões menos eficientes, em comparação com o grupo de controlo de Mn. Entretanto, o aumento da concentração de Mn tendeu a promover o crescimento de Lactobacillus ruminis e Roseburia hominis, bactérias correlacionadas com a saúde intestinal e a melhoria do crescimento.
Conclusão: Os dados deste estudo fornecem provas preliminares dos efeitos positivos do manganês no crescimento e na saúde intestinal dos leitões desmamados.
Edmunds, C. E., Welch, C. B., Lourenco, J. M., Callaway, T. R., Pringle, T. D., & Dove, C. R. (2023). The effects of dietary manganese and selenium on growth and the fecal microbiota of nursery piglets. Veterinary Sciences, 10(11), 650. https://doi.org/10.3390/vetsci10110650