X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Medidas alternativas para reduzir o uso de antimicrobianos na produção suína europeia

O objectivo deste estudo foi avaliar a eficácia de alternativas para reduzir o redução do uso de antimicrobianos nas explorações.

2 Fevereiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A redução do uso de antimicrobianos é um aspecto primordial na produção suína moderna.

O objectivo deste estudo foi avaliar a eficácia de alternativas para reduzir o redução do uso de antimicrobianos nas explorações.

Num estudo prospectivo, 68 explorações de suínos de ciclo fechado localizadas na Bélgica, França, Alemanha e Suécia ofereceram-se para implementar planos de intervenção personalizados para reduzir o seu uso de antimicrobianos. As medidas alternativas incluiram melhorias na biossegurança (n=29 explorações), vacinação (n=30), mudanças no sistema de alimentação ou na qualidade da água de bebida (n=45), melhorias na saúde e bem-estar dos porcos (n=21), assim como mudanças no ambiente o parque e medidas zootécnicas (n=14).

Após a implementação das medidas, foi feito um acompanhamento das explorações por 1 ano. Foram recolhidos dados sobre gastos anuais com antimicrobianos ou registos de tratamento, bem como incidência de doenças, para comparação com os do ano anterior à intervenção. O uso de antimicrobianos foi medido como a incidência de tratamento e calculado por categoria de idade, classe de antimicrobianos e via de administração.

O cumprimento dos planos de intervenção foi alto (mediana de 93%).Após a implementação de medidas alternativas, o uso de antimicrobianos reduziu significativamente na média dos quatro países, antes da intervenção os porcos receberam tratamento durante 25% da sua vida (200 dias do nascimento ao abate) e depois da intervenção durante 16%. O uso de antimicrobianos nos leitões lactantes e desmamados reduziu-se significativamente em 37 e 54%, respectivamente. O uso de polimixinas e tetraciclinas reduziu-se significativamente em 69 e 49%, respectivamente. O uso de antimicrobianos através da ração e água, assim como o uso de antimicrobianos parenteral, reduziu-se significativamente em 46 e 36%, respectivamente. As explorações com níveis de uso de antimicrobianos mais alto antes da intervenção conseguiram uma maior redução. Grande parte das incidências de doenças foram similares antes e depois da intervenção, com algumas excepções em transtornos relacionados com o tracto gastrointestinal em leitões (redução) e em reprodutores (aumento).

Após a implementação de medidas alternativas, foi conseguida uma redução substancial do uso de antimicrobianos na produção suína sem comprometer a saúde animal. A redução do uso de antimicrobianos em leitões lactantes e desmamados e a redução de tratamentos em grupo através da ração e da água estão em consonância com as recentes directrizes europeias sobre o uso prudente de antimicrobianos em medicina veterinária.

Raasch, S., Collineau, L., Postma, M. et al. Effectiveness of alternative measures to reduce antimicrobial usage in pig production in four European countries. Porc Health Manag 6, 6 (2020). https://doi.org/10.1186/s40813-020-0145-6

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista