Os polissacáridos não amiláceos (PNA) têm uma baixa digestibilidade em porcos além de que afectam negativamente a digestibilidade da proteína bruta (PB) e outros nutrientes. A fermentação da alimentação líquida e a adição de enzimas são estratégias prometedoras para aumentar o valor nutricional das dietas ricas em fibra, ainda que a combinação de ambas as estratégias tenha sido pouco investigada até ao momento. Por isso, os principais objectivos desta tese de doutoramento foram: 1) identificar uma ou mais misturas de enzimas capazes de degradar a fracção PNA no bagaço de colza (TC) e nos grãos de destilaria (DDGS) durante a fermentação e, como consequência, solubilizar a proteína em ambos os ingredientes; 2) realizar estudos de digestibilidade em porcos de engorda para investigar a digestibilidade de PNA, PB, fósforo (P) e matéria seca (MS), através da fermentação e adição simultânea de misturas de enzimas seleccionadas numa dieta à base de produtos cultivados localmente (milho de alta humidade, TC e ervilhas) e outra à base de DDGS.
Os resultados mostraram que a mistura de enzimas β-glucanase + xilanase + pectinase (GluXylPec) supôs uma redução significativa de PNA total e insolúvel durante a fermentação da TC, junto com um aumento da concentração da PB solúvel. Na dieta à base de ingredientes cultivados localmente os PNA total, insolúvel e solúvel diminuíram significativamente devido à adicção de GluXylPec durante a fermentação. A fermentação por si só melhorou a digestibilidade ileal aparente (DIA) de P e melhorou numericamente DIA de PNA total, insolúvel e solúvel e a digestibilidade total aparente (DTA) de PNA total e insolúvel. A adição de GluXylPec melhorou mais estes parâmetros de PNA a níveis significativos. O estudo de fermentação in vitro da dieta DDGS mostrou o potencial de várias misturas de enzimas para reduzir PNA total durante a fermentação, para os estudos de digestibilidade escolheram-se misturas de xilanase + β-glucanase e celulase + xilanase. A fermentação da dieta DDGS melhorou DIA de PNA e DTA de MS e P. Ambos os tratamentos enzimáticos aumentaram DIA e DTA de PNA em comparação com a alimentação líquida não fermentada.
Em conclusão, o valor nutricional das dietas alternativas com ingredientes ricos em PNA pode ser melhorada mediante a fermentação e adição simultânea de enzimas que degradam PNA. Portanto, esta é uma estratégia que pode aumentar o uso de ingredientes ricos em PNA nas dietas para porcos no futuro.
Grethe Venås Jakobsen. Improving nutritional value of pig diets by fermentation and enzyme addition. PhD study at the Department of Animal Science, Aarhus University.