Após o processo de congelação do sémen, geralmente há uma diminuição acentuada na motilidade dos espermatozóides. No entanto, essa perda de motilidade pode ser evitada ou reduzida modificando o diluente de descongelação.
O objectivo deste estudo foi avaliar os tratamentos que originam diferentes pH do diluente de descongelação sobre a qualidade do sémen após a descongelação, principalmente a motilidade.
Foram avaliados os efeitos relacionados com o pH do diluente de descongelação, quando os valores de pH eram 7, 8 e 9, na viabilidade espermática, integridade acrossómica, motilidade e variáveis cinemáticas. Para avaliar os efeitos da descongelação do pH do diluente na motilidade espermática, foram realizados procedimentos para avaliar as variáveis espermáticas com ou sem inclusão de cafeína no diluente. Além disso, foram analisados os efeitos do pH do diluente de descongelação nas subpopulações de esperma.
Os resultados indicaram que ao aumentar o pH do diluente de descongelação para 9, a viabilidade do sémen e a posição do acrossoma não foram afectadas e a motilidade foi notavelmente maior com valores semelhantes quando havia um pH de alcalinidade maior e pH 7 com inclusão de cafeína. Além disso, para as variáveis cinemáticas e subpopulações de espermatozóides, com um pH de 8 do diluente de descongelação, a motilidade dos espermatozóides foi mantida em maior extensão à medida que o tempo de armazenamento avançava, assim como as proporções das diferentes populações de esperma.
Em conclusão, o uso do diluente de descongelação em pH 8 melhorou a motilidade dos espermatozóides após a descongelação, bem como a preservação da motilidade com o avanço do tempo de armazenamento.
de Mercado E, Tomás-Almenar C, Gómez-Izquierdo E. Improvement of the motility of boar sperm after cryopreservation. Animal Reproduction Science. 2020; 222: 106610. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2020.106610