A alimentação das porcas durante a recria, ou nulíparas, utilizando dietas com alta inclusão de ácidos gordos poli-insaturados pode aumentar as concentrações plasmáticas de leptina e também incrementar o peso corporal ou as reservas de gordura, com um possível benefício para o rendimento reprodutivo.
Neste estudo foram avaliados alguns parâmetros metabólicos e reprodutivos de nulíparas pré-púberes alimentadas com óleo de peixe como fonte natural de ácidos gordos ómega-3 (6,88 g/d; n = 12) durante um periodo de 45 dias. No grupo controlo foram alimentadas com óleo de soja (n = 13). Foram determinados o peso corporal e a gordura dorsal com intervalos de 15 dias. Os níveis séricos de leptina, IGF-1, insulina, colesterol e triglicéridos foram medidos no princípio (D0) e no fim do periodo de estudo (D45). Também foi avaliada a intensidade de imuno-marcação para a leptina e o seu receptor (ObRb) nos oócitos dos folículos pré- antrais.
As nulíparas alimentadas com ómega-3 apresentavam um útero ligeiramente mais pesado que as porcas controlo, mas não houve efeito sobre o peso corporal e a gordura dorsal. Os níveis séricos de colesterol tenderam a ser mais baixos no dia 45 para as nulíparas suplementadas com ómega-3 que para as porcas controlo. Os níveis de triglicéridos e de IGF-1 no soro foram menores no dia 45 que no dia 0 para o grupo controlo, mas não alterados para o suplementado. Os níveis de insulina foram afectados pela suplementação mas foram maiores no dia 45 que no dia 0 em ambos os tratamentos. A imuno-marcação para a leptina e a ObRb nos oócitos de folículos pré-antrais foi mais intenso para as nulíparas suplementadas que para as porcas controlo. A suplementação de ómega-3 durante 45 dias em nulíparas pré-púberes apresentou uma imuno-tinção mais intensa para a leptina e o seu receptor nos ovócitos incluídos nos folículos pré-antrais e diminuiu os níveis de colesterol sérico, ainda que o peso corporal, os níveis de triglicéridos, insulina e IGF-1 não tenham sido afectados.
Estas descobertas sugerem que a administração de suplementos com ómega-3 pode ser útil para estimular o início da puberdade nas porcas jovens.
Moreira, F., Cheuiche, Z. M. G., Rizzoto, G., Santos, M. Q., Schuch, M. S., Flach, M. J., Gasperin, B.G., Bianchi, I., Lucia, T. (2016). Metabolic and reproductive parameters in prepubertal gilts after omega-3 supplementation in the diet. Animal reproduction science, 170, 178-183. http://dx.doi.org/10.1016/j.anireprosci.2016.05.008