O objectivo deste estudo foi determinar se a quantificação da transferência de imunoglobulinas (Igs) da porca ao leitão poderia servir como uma medida destes factores em termos da sua influência na mortalidade dos leitões antes do desmame. Para medir a transferência passiva desenvolveu-se um método simples e rápido de medição das imunoglobulinas (Ig) no sangue, conhecido como "immunocrit". Para a sua validação, os leitões mais pequenos de um total de 204 porcas primíparas foram abatidos no dia 1 de vida.
As concentrações de Ig no soro dos leitões mediram-se de formas diferentes: (1) por precipitação da proteína A sefarose, SDS-PAGE e densitometria da cadeia pesada de IgG; (2) por precipitação de Ig com (NH4 )2SO4 seguido de medição por espectrofotometria e por último (3) por precipitação de Ig com (NH4)2SO4 e medição da relação de precipitado relativamente ao volume da amostra utilizando microcapilaridade do hematocrito (método "immunocrit" Ig).
Os resultados dos métodos (NH4)2SO4 correlacionaram-se ( r=0,86 ) com os obtidos utilizando SDS-PAGE. Os pesos ao dia 1, rácios de "immunocrit" e sobrevivência antes do desmame foram recompilados para cada leitão de porcas de primeiro (n=90) e segundo (n=145) parto. O peso corporal e "immunocrit" representaram 4,8% e 16,7% (P< 0,01) da variação na mortalidade antes do desmame, respectivamente. O "immunocrit" médio da ninhada não se correlacionou com a mortalidade antes do desmame.
Em conclusãon, o método "immunocrit" Ig é uma medida simples e rápida da transferência passiva da porca aos leitões, e é útil para avaliar o início do colostro e a capacidade de amamentação das porcas, bem como o efeito destes factores na mortalidade pré-desmame dos leitões.
J.L. Vallet, J.R. Miles, L.A. Rempel. A simple novel measure of passive transfer of maternal immunoglobulin is predictive of preweaning mortality in piglets. The Veterinary Journal. Volume 195, Issue 1, January 2013, Pages 91–97.