A importância da microbiota no tracto gastrointestinal de animais é reconhecida por desempenhar um papel crítico na saúde do hospedeiro. Recentemente, a importância do micobioma também foi reconhecida, mas os estudos são limitados, principalmente em porcos. O desmame é um período de stress, mudanças na dieta e predisposição a infecções, o que o torna um momento de interesse para a indústria.
Neste estudo piloto, tentamos avaliar e caracterizar o micobioma nas fezes de suínos desde o nascimento e após o desmame para investigar a população de micobiomas e sua dinâmica temporal nas fezes de leitões.
As amostras fecais cultivadas mostraram um aumento significativo na carga de fungos após o desmame, que não diferiu dos níveis nos animais adultos, sugerindo colonização estável. Não foram encontrados fungos cultiváveis em nenhuma amostra ambiental analisada como água, alimento ou leite ou colostro de porcas. Para determinar a diversidade de fungos presentes e abordar o problema de fungos não cultiváveis, foi realizado um estudo piloto usando primers para ITS e 16S rRNA para sequenciação de alto desempenho de espécies de fungos e bactérias, respectivamente. A diversidade de populações bacterianas aumentou durante o período experimental (d 1-35 após o nascimento), enquanto as populações de fungos não apresentaram a mesma tendência temporal. Após o desmame, houve uma mudança dinâmica nas fezes para uma população dominada por Saccharomycetaceae. A mudança na população de fungos ocorreu devido à predominância de Kazachstaniaslooffiae, um colonizador pouco caracterizado do tracto gastrointestinal dos animais.
Summers KL, Frey JF, Ramsay TG, Arfken AM. The piglet mycobiome during the weaning transition: a pilot study. J Anim Sci. 2019 May. https://doi.org/10.1093/jas/skz182