X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de microesferas pGLP-2 para compensar a restrição de crescimento intrauterino em leitões

A administração de microesferas de pGLP-2 pode ser uma estratégia terapêutica adequada para melhorar o atraso no desenvolvimento em leitões com restrição do crescimento intrauterino.

22 Junho 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A restrição do crescimento intrauterino (RCIU) em leitões resulta numa morfologia e função gastrointestinal anormais, com redução da altura das vilosidades e profundidade das criptas, uma mucosa e camadas musculares menos espessas e uma diminuição da actividade enzimática no epitélio onde estão situadas as microvilosidades (brush border), atraso no esvaziamento gástrico e aumento da resposta ao stress. Como factor de crescimento gastrointestinal foi investigado a forma como a administração de microesferas de péptido 2 similar ao glucagon suíno (pGLP-2) restaurou a função gastrointestinal e o rendimento do crescimento de leitões com RCIU. Catorze leitões recém-nascidos Duroc x (Yorshire x Landrace) com RCIU (0,92 ± 0,113 kg) foram distribuídos pelo grupo RCIU (grupo controle negativo) e microesferas de pGLP-2. Aos leitões do grupo pGLP-2 foi administrado por via intra-peritoneal 100mg de microesferas de pGLP-2 no dia 1 depois do nascimento.

Entre os dias 15 3 26 do estudo, o peso corporal do grupo p-GLP-2 foi significativamente maior que o do grupo controle. Os leitões RCIU do grupo pGLP-2 mostraram um aumento significativo do peso do pâncreas, da concentração de insulina sérica e da actividade da lípase e amílase. A injecção de microesferas de p-GLP-2 restaurou a capacidade de absorção intestinal aumentando significativamente a expressão de ARNm do co-transportador de sódio-glucose 1 e do transportador de péptidos 1 no jejuno.

Também restaurou o equilíbrio redox incrementando a expressão de ARNm da catálase e diminui a expressão do ARNm da proteína do choque térmico 70. Estas melhorias estiveram associadas a um aumento significativo no diâmetro, longitude e peso do intestino.

Em conclusão a injecção de microesferas de pGLP-2 pode ser uma estratégia terapêutica adequada para promover um desenvolvimento compensatório em leitões RCIU com baixo peso ao nascimento.

Qi KK, Wu J, Jun ZW, Bo D, Xu ZW. Catch-up growth in intrauterine growth-restricted piglets associated with the restore of pancreatic and intestinal functions via porcine glucagon-like peptide-2 microspheres. Archives of Animal Nutrition. 2020; 74(6): 462-475. https://doi.org/10.1080/1745039X.2020.1833598

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista