X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da mistura de ninhadas e lactação intermitente antes do desmame

Uma semana antes do desmame as ninhadas foram misturadas diariamente com outras ninhada ou não misturadas, foram também submetidas a lactação intermitente ou não.

28 Janeiro 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi estudado o efeito de diferentes intervenções antes do desmame sobre rendimento, comportamento e índices neuroendócrinos, inflamatórios e imunitários num total de 593 porcos desmamados procedentes de 59 ninhadas (desmame 22 ± 1,7 dias de vida).

Uma semana antes do desmame as ninhadas foram misturadas diariamente (CoM) durante 8 horas com outra ninhada ou não misturadas (NoCoM). Metade as ninhadas foram também submetidas a lactação intermitente (IS), o que implica a separação da sua mãe por 8 horas diárias enquanto que a outra metade ficou com a mãe (NoIS). Portanto, foram realizados quatro tratamentos num desenho factorial de 2×2; (1) CoM IS (n = 16 ninhadas), (2) CoM NoIS (n = 14 ninhadas), (3) NoCoM IS (n = 16 ninhadas), (4) NoCoM NoIS (n = 13 ninhadas).

O stress agudo ao desmame foi evidenciado por aumentos nas proporções de cortisol, haptoglobina e N:L quando os dados foram combinados. No entanto, houve tendências de cortisol inferior nos porcos IS e maiores ratios N:L nos porcos CoM ao desmame. Enquanto que o CoM não afectou o rendimento antes do desmame, o crescimento, o consumo de alimento e o peso corporal baixaram nos porcos CoM aos 7-14 dias após o desmame. Uma semana de IS antes do desmame resultou num melhor crescimento antes do desmame e uma tendência aos 2-7 dias após o desmame. Os leitões misturados tinham mais arranhões 4 dias antes do desmame, mas tendiam a ter menos arranhões 2 dias após o desmame. Os porcos expostos a IS ou CoM mostraram mais vontade de dormir após o desmame. Foi evidenciada uma maior absorção de manitol aos 3 dias após o desmame nos porcos CoM NoIS e a captação de galactose reduziu-se nos porcos IS aos 3 dias antes do desmame e tendeu a reduzir-se aos 3 dias após o desmame, mostrando uma resposta adaptativa do tracto gastrointestinal.

Em geral, apesar da melhoria na absorção do manitol e no comportamento, não houve nenhum efeito benéfico da CoM sobre o rendimento após o desmame. Alternativamente, IS melhora o comportamento e o rendimento durante a primeira semana após o desmame.

D.L.Turpin, P.Langendijk, C.Sharp, J.R.Pluske. Improving welfare and production in the peri-weaning period: Effects of co-mingling and intermittent suckling on the stress response, performance, behaviour, and gastrointestinal tract carbohydrate absorption in young pigs. Livestock Science. Volume 203, September 2017, Pages 82-91. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2017.07.006

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista