X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Moléculas pequenas impedem que células suínas se infectem com PRRSV

Foi identificado um composto que bloqueia a interação entre PRRSV e CD163, um receptor scavenger de membrana específico para macrófagos, e potencialmente previne a infecção.

20 Outubro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS), causada pelo vírus PRRS (PRRSV), é uma das doenças economicamente mais devastadoras que afectam a indústria suína em todo o mundo. Actualmente não há tratamentos eficazes para esta doença. Por meio de crivagem molecular de inteligência artificial, foram obtidos um conjunto de compostos de pequenas moléculas que se podem ligar ao domínio 5, rico em cisteína, do receptor scavenger (SRCR5) de CD163, que é um receptor de superfície celular específico para infecção por PRRSV. Estes compostos foram estudados usando uma técnica de complementação de fluorescência bimolecular baseada em células (BiFC) e a função de impacto positivo foi avaliada e validada por um ensaio de infecção de PRRSV usando macrófagos alveolares suínos.

Utilizando a técnica BiFC, foi identificado um composto com uma função não verificada previamente, 4-Fluoro-2-metil-N-[3-(3-morfolin-4-ilsulfonilanilino) quinoxalin-2-il]bencenosulfonamida (designado aqui como B7), que inibe significativamente a interacção entre a glicoproteína de PRRSV (GP2a ou GP4) e o domínio SRCR5 de CD163. Além disso, foi demonstrado que o composto B7 inibe a infecção por PRRSV dos macrófagos alveolares suínos, o objectivo principal do PRRSV numa forma dependente da dose.

B7 inibiu significativamente a infecção causada pelas estirpes de PRRSV tipo I e tipo II. A comparação e avaliação funcional dos compostos químicos estruturalmente relacionados com B7 revelaram que a fracção 3-(morfolinosulfonil)anilina de B7 ou a fracção 3-(piperidinilsulfonil)anilina num análogo de B7 é importante para a função inibidora contra a infecção por PRRSV.

O estudo identificou uma nova estratégia para prevenir potencialmente a infecção por PRRSV em porcos, bloqueando a interacção PRRSV-CD163 com moléculas pequenas.

Huang C, Bernard D, Zhu J, et al. Small molecules block the interaction between porcine reproductive and respiratory syndrome virus and CD163 receptor and the infection of pig cells. Virology Journal. 2020; 17:116. https://doi.org/10.1186/s12985-020-01361-7

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista