Sabe-se que os co-produtos da destilação do etanol (DDGS) podem afectar negativamente o rendimento da carcaça e a qualidade da gordura devido ao seu elevado conteúdo em fibra neutro detergente e (FND) e ácidos gordos insaturados. Portanto é possível que seja necessário mudar as dietas DDGS dos porcos de engorda por dietas com bagaço de soja e milho (HSM) antes do abate. O objectivo deste estudo foi o de compreender os efeitos de mudar de uma dieta DDGS para uma dieta baixa em FND com intervalos crescentes, começando com 76 dias antes do abate, sobre o crescimento, as características da carcaça e a composição em ácidos gordos. Para isto, no estudo foram utilizados 860 porcos de engorda (de 66,2 kg de peso) que foram distribuídos por parques de 23 a 25 animais segundo o peso e foram assignados a 1 dos cinco tratamentos dietéticos (n=7parques) diferenciados pelo período da retirada dos DDGS: 76, 42, 27, 15 ou 0 dias antes do abate. As dietas continham cerca de 40% de DDGS dos 22 aos 66 kg antes do estudo, 0 ou 35% de DDGS durante o estudo de 66 a 82 kg e 0% ou 30% de DDGS até ao final do estudo. As dietas não foram equilibradas em energia limpa.
Os resultados mostraram que, durante todo o tempo à medida que aumentava o período da retirada, o ganho médio diário (GMD) e o peso final aumentaram linearmente e o consumo médio diário e a eficiência (G:F) melhoraram quadraticamente. Ocorreu um aumento linear do peso em quente da carcaça, com um aumento linear marginalmente significativo no rendimento da carcaça com um período de retirada cada vez maior. Finalmente, o índice de Iodo da entremeada diminuiu linearmente com um período de retirada cada vez maior.
Em conclusão, a mudança de uma dieta DDGS para uma dieta HSM durante períodos mais longos de tempo antes do abate aumentou o GMD e melhorou a G:F, o que resultou num aumento de peso na carcaça quente. Depois da mudança de dietas DDGS para HSM, os porcos mostraram um incremento no consumo de ração, provavelmente devido à sua capacidade de consumir grandes volumes de ração com conteúdo alto em fibra (DDGS). Índice de Iodo da entremeada diminuiu à medida que aumentava o período de tempo depois da mudança da ração, com menor índice de Iodo nos porcos que consumiram HSM durante todo o estudo.
Lerner AB, Tokach MD, DeRouchey JM, Dritz SS, Goodband RD, Woodworth JC, Allerson M. Effects of switching from corn distillers dried grains with solubles-to corn-and soybean meal-based diets on finishing pig performance, carcass characteristics, and carcass fatty acid composition. Translational Animal Science. 2020; 4(2): 715-723. https://doi.org/10.1093/tas/txaa070