X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Necessidades de Val:Lys digestível ileal standartizada para porcos de 8 a 14 kg

O objectivo do estudo foi definir as necessidades de Valina (Val) em leitões desmamados no contexto de reduzir o conteúdo de proteína na dieta.

26 Novembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo do estudo foi definir as necessidades de Valina (Val) em leitões desmamados no contexto de reduzir o conteúdo de proteína na dieta. Foi realizada uma experiência de dose-resposta para estimar a proporção de Val:Lys digestível ileal standartizada (DIE) requerida para o crescimento óptimo dos leitões desmamados.

Neste estudo, 96 porcos de 8 kg de peso foram distribuídos por um dos 6 tratamentos dietéticos (16 porcos por tratamento) e alojados individualmente. As dietas foram formuladas para proporcionar 0,58, 0,62, 0,66, 0,70, 0,74 e 0,78 Val:Lys DIE, adicionando níveis graduais de l-Val cristalina à dieta 0,58 Val:Lys DIE. A Lys foi sub-limitante e foi administrada a 90% da recomendação (10,95 g Lys DIE/kg igual a 11,8 g/kg Lys total). Durante um periodo de 14 dias de alimentação ad libitum, foi determinado o consumo médio diário de ração (CMD), o ganho médio diário (GMD) e a eficiência alimentar (G:F). Foram recolhidas amostras de sangue e urina no final de cada semana (dias 7 e 14 da experiência) 3 horas após consumir as dietas experimentais. O CMD e a GMD máximos obtiveram-se nos porcos alimentados com a dieta 0,78 Val:Lys DIE; não sendo diferente dos resultados obtidos nos porcos alimentados com a dieta 0,70 Val:Lys DIE. A maior G:F foi obtida nos porcos alimentados com 0,70 Val:Lys DIE. A concentração plasmática de Val aumentou linearmente à medida que a dieta Val:Lys DIE aumentava. O aumento na dieta de Val:Lys também deu lugar a um aumento linear na Cys e quadrático em Arg, Lys e Phe. A Gly plasmática mostrou uma diminuição quadrática à medida que a dieta Val:Lys aumentava. A relação ureia/creatinina no plasma e sangue não foi afectada pelo tratamento. O mínimo de Val:Lys DIE necessário para maximizar o CMD, o GMD e a G:F foi estimado em 0,67 Val:Lys DIE mediante um modelo de linha descontínua e em 0,71 Val:Lys DIE mediante um modelo de meseta curvilínea. A deficiência de Val causou uma redução no CMD e a suplementação com Val acima das necessidades não afectou o rendimento do animal.

Em conclusão, sugere-se uma necessidade de Val em porcos de 8 a 14 kg alojados individualmente que se situa em 0,70 Val:Lys DIE.

E. A. Soumeh, J. van Milgen, N. M. Sloth, E. Corrent, H. D. Poulsen and J. V. Nørgaard. Requirement of standardized ileal digestible valine to lysine ratio for 8- to 14-kg pigs. Animal, Volume 9, Issue 08, August 2015, pp 1312-1318.
Doi: 10.1017/S1751731115000695

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista