Melhorar o teor nutricional de lisina e/ou a quantidade de energia teve efeitos positivos na eficiência de crescimento dos porcos.
Objectivo: Estimar o impacto de níveis crescentes de lisina digestível ileal standartizada (LDS) e de energia líquida na dieta sobre o crescimento, a absorção de nutrientes e as caraterísticas da carcaça em suínos de engorda.

Métodos: No total, 90 suínos [(Yorkshire × Landrace) × Duroc] foram distribuídos aleatoriamente em 3 tratamentos (6 parques por tratamento) com 5 suínos (3 machos castrados e 2 fêmeas) por parque, com um peso inicial médio de 20,51±0,02 kg. O período experimental foi de 16 semanas (fase de crescimento, do início à semana 8; fase de acabamento, da semana 8 à semana 16). Os tratamentos dietéticos utilizados incluíram o controlo (CON) como dieta basal, TRT1 (dieta basal + 0,05% de lisina LDS) e TRT2 (dieta basal + 0,05% de lisina LDS+ 0,084 MJ/kg de energia líquida) para as fases de crescimento e de acabamento.
Resultados: As dietas TRT1 e TRT2 melhoraram o ganho médio diário (GMD) na 12ª semana e tenderam a aumentar o peso na 12ª semana e o GMD no período total, em comparação com o grupo CON. Além disso, os suínos do grupo TRT2 aumentaram a espessura da gordura dorsal na semana 12, em comparação com as dietas TRT1 e CON. No entanto, não foi observado nenhum efeito de tratamento na absorção de nutrientes ou na qualidade da carcaça entre os tratamentos dietéticos.
Conclusão: A adição de um nível crescente de 0,05% de lisina LDS e 0,084 MJ/kg de energia líquida na dieta dos suínos durante as fases de crescimento e acabamento pode ser considerada uma boa abordagem para melhorar tanto a eficiência de crescimento como a espessura da gordura dorsal da carcaça.
Biswas, S., Dang, D. X., Cho, S., Kang, D. K., & Kim, I. H. (2025). Effects of increasing dietary lysine and energy levels on growth efficiency, nutrient absorption, and meat carcass traits in growing-finishing pigs. Journal of Animal Science and Technology, 67(1), 96. https://doi.org/10.5187/jast.2023.e118