Para identificar e caracterizar o ou os agente(s) etiológico(s) associado(s) a um surto de diarreia severa nos leitões em Jiangxi (China) em Março de 2015, foi desenvolvida uma reacção em cadeia da polimerase com transcriptase inversa (RT-PCR) aninhada para a detecção do Deltacoronavírus suíno (PDCoV).
Um estudo baseado na RT-PCR aninhada indicou que a mono-infecção de PDCoV (33,71%) e a co-infecção de PDCoV (19,66%) com o vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESv) eram frequentes nas diarreias suínas nessa região da China. Foi observada uma elevada prevalência de PDCoV (58,33%) em amostras diarreicas que eram DESv negativas. Foi determinada a sequência completa do genoma de uma estirpe representativa de PDCoV, PDCoV/CHJXNI2/2015. A análise filogenética do genoma completo e da sequência da proteína S de PDCoV/CHJXNI2/2015 demonstrou que estava muito próximo do PDCoVs de Hong Kong e dos E.U.A.
Até onde se sabe, este é o primeiro relatório sobre identificação, prevalência, sequenciação completa do genoma e caracterização molecular de PDCoV em amostras de diarreia em porcos da China.
D. Song, et al. Newly Emerged Porcine Deltacoronavirus Associated With Diarrhoea in Swine in China: Identification, Prevalence and Full-Length Genome Sequence Analysis. Transboundary and Emerging Diseases. Volume 62, Issue 6, pages 575–580, December 2015. DOI: 10.1111/tbed.12399