X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Desenvolvimento de novo ensaio de fluxo lateral para detecção de PSA no sangue

O presente estudo desenvolveu e avaliou um ensaio de fluxo lateral (LFA) para a detecção de antigénios.

30 Outubro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A contínua propagação da Peste Suína Africana (PSA) pressupõe uma grave ameaça para a indústria suína a nível mundial. Na ausência de vacina, a detecção precoce dos animais infectados é de toda a importância para controlar um surto, prevenindo a transmissão do vírus aos animais sãos e a posterior propagação da doença. O diagnóstico de laboratório baseia-se principalmente em métodos virológicos (detecção de antigénio e genoma) e no diagnóstico serológico.

O presente estudo desenvolveu e avaliou um ensaio de fluxo lateral (LFA) para a detecção de antigénios. O teste baseia-se no uso de um MAb contra a proteína VP72 do vírus da PSA, a principal proteína da cápside viral e altamente imunogénica. As primeiras experiências usando a proteína viral e recombinante VP72 ou cultura de vírus inactivado mostraram resultados prometedores com uma sensibilidade semelhante à de um antigénio-ELISA disponível no mercado. Posteriormente, estas tiras foram testadas com sangue de porcos infectados experimentalmente e de animais de campo e os resultados foram comparados com os da PCR e Antigen-ELISA. Para as amostras infectadas experimentalmente, houve uma excelente correlação entre a LFA e ELISA, ao passo que a PCR se mostrou mais sensível (38% de amostras positivas por PCR contra 27% em LFA). O LFA foi positivo para os animais com os níveis de vírus circulante acima das 104 unidades de hemaglutinação. Com as amostras de campo, uma vez mais, a PCR detectou mais positivos que o ELISA ou LFA, ainda que neste caso o número de amostras positivas por LFA superou os valores obtidos com o antigénio-ELISA, mostrando 60% de positividade contra 48% para ELISA. Para os dois grupos de soros, a especificidade foi próxima de 100% o que indica que apenas se encontraram amostras de falsos positivos.

O novo LFA desenvolvido permite a detecção rápida e fiável do vírus da PSA a nível de campo e de laboratório, proporcionando uma nova ferramenta útil para os programas de controlo em situações onde o apoio tanto de laboratórios como de pessoal qualificado são limitados.

C. Gallardo, A. Monedero, T. Ruiz, M. Arias, A. Sanz and P. Rueda. Development of a novel lateral flow assay for detection of African swine fever in blood. BMC Veterinary Research. September 2016. DOI: 10.1186/s12917-016-0831-4

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista