Um total de 3366 porcos foram transportados para abate no verão (seis réplicas por tipo de camião; julho-agosto no sudoeste do Ontário) utilizando três tipos de camiões: um reboque de três andares modificado, um reboque avançado de um só andar e um reboque normal. No interior dos camiões, as condições ambientais (temperatura, humidade relativa e índice de temperatura-humidade) foram monitorizadas em três compartimentos (parte inferior da frente, plataforma intermédia e parte superior traseira). Foram seleccionados 162 suínos para analisar os níveis de hematócrito, lactato e creatina quinase no sangue da exsanguinação e para avaliar a qualidade da carne de porco nos músculos longissimus, semimembranosus e adutores.
Os camiões de um andar e de três andares modificados apresentaram temperaturas e índices de temperatura e humidade mais baixos do que os camiões normais durante o transporte. No camião normal, os suínos transportados no compartimento central do convés apresentaram concentrações de creatina quinase no sangue mais elevadas do que os transportados no compartimento inferior dianteiro e valores de pH mais baixos nos músculos semimembranoso e adutor do que os transportados no compartimento superior traseiro.
Embora a conceção avançada do camião de piso único tenha proporcionado um melhor microclima para os suínos, as melhorias na conceção dos novos camiões apenas reduziram ligeiramente o stress dos suínos durante o transporte no verão.
Moak KAT, Bergeron R, Conte S, Bohrer BM, Arrazola A, Devillers N, Faucitano L. Use of two novel trailer types for transportation of pigs to slaughter. I. Effects on trailer microclimate, pig behaviour, physiological response, and meat quality under Canadian summer conditions. Canadian Journal of Animal Science. 2022; 102(4): 529-542. https://doi.org/10.1139/cjas-2022-0023