Uma maior compreensão da diversidade genética e da evolução dos vírus de Gripe A que circulam em porcos (IAV-S) é importante para o desenvolvimento de vacinas eficazes e o conhecimento de ameaças pandémicas. Até há um tempo, sabia-se muito pouco da diversidade de IAV-S na América Latina devido à falta de vigilância.
Por isso, neste estudo sequenciaram-se e foram realizadas análises filogenéticas de 69 sequências hemaglutinina (HA) de isolados IAV-S recolhidos em porcos no México e Chile entre 2010 e 2014, incluindo os subtipos H1N1, H1N2 e H3N2.
As análises identificaram múltiplas linhagens de IAV-S que tinham estado a circular sem ser detectados em porcos durante décadas, incluindo quatro novas linhagens de IAV-S de origem do vírus estacional humano que não hajam sido previamente identificadas nas populações de porcos a nível mundial. Também foram encontradas provas de introduções repetidas de vírus pandémicos H1N1 de humanos para porcos no México e Chile desde 2009 e incursões de vírus H1 e H3 de porcos de América do Norte a México.
Em geral, os resultados deste estudo indicam que pelo menos 12 linhagens de HA geneticamente diferentes circulam nas explorações da América Latina, só duas das quais foram encontradas em explorações da América do Norte. A transmissão de humanos para porcos, a migração espacial através de movimentos de porcos e a redistribuição genómica são os mecanismos evolutivos chave que geram esta diversidade viral. A caracterização antigénica adicional e a sequenciação de todo o genoma é muito necessária para entender a diversidade e a evolução independente de IAV-S na América Latina.
Nelson M, Culhane MR, Rovira A, Torremorell M, Guerrero P, Norambuena J; Novel Human-like Influenza A Viruses Circulate in Swine in Mexico and Chile; PLoS Curr. 2015 Aug 13;7. pii: ecurrents.outbreaks.c8b3207c9bad98474eca3013fa933ca6. doi: 10.1371/currents.outbreaks.c8b3207c9bad98474eca3013fa933ca6.