O presente estudo foi feito para investigar os efeitos de diferentes níveis de mistura nos comportamentos agressivos dos leitões ao desmame.
Um total de 144 leitões com 28 dias de idade procedentes de 24 ninhadas foram desmamados e recolocados em 4 testes experimentais com diferente proporção de mistura (6:0; 5:1; 4:2 e 3:3) e colocados em 24 currais, que eram compostos por 3 machos e 3 fêmeas de 2 ninhadas diferentes. Foram anotados durante as primeiras 5 horas e durante o primeiro dia após a mistura o tempo passado até à participação na primeira luta, número, duração e iniciador das lutas, resultados das mesmas e eventos de intimidação ao mesmo tempo que foram controladas as lesões na pele às 5 h e ao dia 1 e 2 após a mistura.
Em geral, com o aumento do nível de mistura, o número de brigas e o tempo passado a brigar, a duração média de uma briga, o tempo passado a intimidar e as lesões no dia da mistura aumentaram. Os machos ganharam mais brigas, iniciaram mais brigas, desafiaram com maior frequência e infligiram mais lesões na pele (não significativo). Além disso, os porcos mais pesados ganharam mais lutas e iniciaram mais lutas e desafiaram com mais frequência.
Em conclusão, aumentar o nível de mistura aumenta as agressões, lesões e perda de peso após a mistura. O sexo e o peso estiveram relacionados com alguns aspectos das condutas de luta.
Hongyuan Mei, Binyu Yang, Juan Luo, Ling Gan. The effect of mixing levels on aggression at weaning in piglets. Applied Animal Behaviour Science. Volume 179, June 2016, Pages 32–38. doi:10.1016/j.applanim.2016.03.009