O ácido orgânico poderia estimular a produção de muco e de secreções intestinais com um consequente benefício para a saúde intestinal e actuar como um potente inibidor da inflamação intestinal e do desenvolvimento de tumores. No presente estudo, foram avaliadas as alterações na microbiota intestinal de suínos após a suplementação dietética com butirato de sódio protegido durante o período de engorda (≈90 dias). Foi utilizado um total de 100 suínos em 8 parques (12-14 suínos/ parque). Os animais foram alimentados com 3 dietas (starter, engorda e acabamento) durante o período de engorda (6 meses). Quatro parques seleccionados aleatoriamente foram alimentados com 3 kg de butirato de sódio protegido por tonelada de ração. Os restantes 4 parques foram alimentados com as mesmas dietas sem o aditivo (grupo de controlo). Foi recolhido um grama do conteúdo do cólon de 18 suínos (grupo de tratamento, n=9 e grupo de controlo, n=9). O ADN bacteriano foi extraído e a sequenciação de amplicões de elevado rendimento do ARNr 16S foi utilizada para avaliar as alterações na microbiota entre os grupos.
Os grupos partilharam 75,4% das 4697 unidades taxonómicas identificadas. Não foram encontradas diferenças na diversidade alfa, mas foram detectadas diferenças significativas para alguns táxones específicos entre os grupos. O filo Deinococcus-Thermus, sub-representado, associado à produção de carotenóides com propriedades antioxidantes, anti-apoptóticas e anti-inflamatórias, aumentou no grupo tratado. Prevotellaceae, Lachnospiraceae, Peptostreptococcaceae, Peptococcaceae e Terrisporobacter aumentaram no grupo de tratamento. Os membros destas famílias têm a capacidade de fermentar polissacáridos alimentares complexos e de produzir quantidades mais elevadas de ácidos gordos de cadeia curta. Em termos de espécies, apenas o Clostridium butyricum aumentou no grupo tratado. O Clostridium butyricum é bem conhecido como probiótico nos seres humanos, mas também tem sido associado a efeitos intestinais positivos gerais (aumento da altura das vilosidades, melhoria do peso, redução da diarreia, etc.) em leitões desmamados.
Embora a utilização de butirato de sódio protegido não tenha alterado a riqueza global da composição da microbiota dos porcos de engorda, pode ter aumentado taxa específicos associados a parâmetros de saúde intestinal melhorados.
Bernad-Roche M, Bellés A, Grasa L, Casanova-Higes A, Mainar-Jaime RC. Effects of dietary supplementation with protected sodium butyrate on gut microbiota in growing-finishing pigs. Animals. 2021; 11(7): 2137. https://doi.org/10.3390/ani11072137