O desmame em condições comerciais inclui uma serie de factores stressantes sociais, ambientais e nutricionais. Reduzir o stress nutricional pode ajudar a mitigar os problemas relacionados com o desmame ao habituar os leitões a alimentos sólidos como uma fonte energética alternativa enquanto estão com a porca, o que pode reduzir a neofobia à nova dieta de desmame. Como consequência, isto pode melhorar o consumo de ração e, portanto, o crescimento dos leitões recém desmamados, ainda que o impacto nestes parâmetros de performance parece ser inconsistente. O objectivo deste estudo foi o de determinar o efeito de proporcionar um creep feed fibroso antes do desmame e adicionar este alimento à dieta pós desmame sobre a performance e o comportamento do leitão. Para isto, foram utilizadas neste estudo vinte e duas ninhadas com uma média de 12 leitões procedentes de porcas multíparas. Antes do desmame foi disponibilizado creep feed (CF, n = 12 ninhadas) ou não (NF, n = 10 ninhadas). Depois do desmame aos leitões (n = 8 parques com 4 leitões/tratamento) administrou uma dieta de desmame (CON) ou uma dieta de desmame suplementada com creep feed (CS). O comportamento no parque de origem foi pontuado nos dias 11, 16, 22 e 27 depois de nascer e nas semanas 1 e 2 pós desmame. Foi medido o consumo de ração, o crescimento e a consistência das fezes até ao dia 14 pós-desmame.
Os resultados mostraram que os leitões CF consumiram uma média de 397 ± 71 g de creep feed antes do desmame. O grupo CF cresceu mais rápido na última semana antes do desmame que os leitões NF (249 ± 7 vs. 236 ± 11 g/d). No entanto, os leitões CF e NF não diferiram no peso ao desmame, o coeficiente de variação dentro da ninhada no peso ao desmame, comportamento nos parques de maternidade e desmame e a concentração de haptoglobina. A suplementação com creep feed melhorou o comportamento exploratório do alimento na semana 2 pós-desmame (0,29 ± 0,08 vs. 0,11 ± 0,03%), mas não afectou outros comportamentos pós-desmame. A disponibilização de creep feed antes do desmame e a suplementação com creep feed depois do desmame não afectou o consumo total de alimento, a eficiência no uso do alimento e a consistência das fezes durante os primeiros 14 dias pós-desmame, nem o peso aos 14 dias pós-desmame. Não obstante os leitões CF tiveram um menor coeficiente de variação dentro do parque no peso ao desmame no dia 14 pós-desmame que os leitões NF (13,6 ± 1,9 vs. 15,1± 1,5%).
Em conclusão, a disponibilização de creep feed antes do desmame e a suplementação com creep feed depois do desmame não teve efeitos evidentes sobre a performance e o comportamento do leitão.
Middelkoop A, Choudhury R, Gerrits WJ, Kemp B, Kleerebezem M, Bolhuis JE. Effects of creep feed provision on behavior and performance of piglets around weaning. Frontiers in Veterinary Science. 2020; 7. https://doi.org/10.3389/fvets.2020.520035