X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O glicomacropéptido de caseína na alimentação pode reduzir a adesão de Escherichia coli melhorando a saúde intestinal.

O glicomacropéptido de caseína pode melhorar a saúde intestinal de leitões desafiados com ETEC K88.

29 Janeiro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O glicomacropéptido de caseína (GMPC), uma glicoproteína oriunda da indústria do queijo, demonstrou ter efeitos interessantes ao promover o crescimento de determinadas bactérias benéficas in vitro, no entanto a sua actividade não foi estudada em detalhe. O presente estudo foi desenhado para avaliar os efeitos do GMPC frente a Escherichia coli enterotoxigénica (ETEC) K88 in vitro (Ensaio 1) e in vivo (Ensaio 2). No ensaio 1, foi avaliada a resposta obtida com o aumento da concentração de GMPC (0, 0.5, 1.5, ou 2.5 mg/ml) nomeadamente a sua capacidade para bloquear a adesão de ETEC K88 em tecido da mucosa ileal obtido de leitões. O incremento das concentrações de GMPC resultou numa redução gradual da adesão de ETEC K88 à superfície do epitélio.

No ensaio 2, setenta e dois leitões ((Large White x Landrace) x Pietrain) (PV=6,9 ± 0,46 kg; 24 ± 3 dias de idade) foram distribuídos segundo um desenho factorial 2x2 incluindo ou omitindo o GMPC no alimento [dieta experimental: GMPC (adicionado a 2% p/p) vs. Dieta controle: CON] e desafiados com ETEC K88 (Sim vs. Não). O desafio foi realizado administrando uma dose única oral de 2 ml (1 x 1010 UFC/ml) de ETEC K88 enquanto que os leitões não desafiados receberam uma dose oral de Luria Broth estéril. Os animais receberam as dietas experimentais durante um período de 15 dias. A inclusão de GMPC aumentou a proteína bruta (278 vs. 240 mg/g MS; P=0,05), o amoníaco (26,9 vs. 20,6 mmol/g de MF; P=0,06) e as concentrações de isoácido (0,65 vs. 0,7 mmol/g de MF; P = 0,007) no conteúdo do colón. O GMPC aumentou também a contagem de lactobacilos no conteúdo do ileon e colón e reduziu a contagem de enterobactérias nas raspagens de mucosa e a percentagem de vilosidades com E. Coli aderidos mediante a hibridação in situ com fluorescência. A inclusão de GMPC também foi capaz de prevenir o crescimento de enterobactérias no conteúdo ileal.

Como conclusão, o GMPC pode melhorar a saúde intestinal pela diminuição da adesão de ETEC K88 à mucosa intestinal, pelo incremento da população de lactobacilos no intestino e pela redução do sobrecrescimento de enterobactérias no tracto digestivo de leitões depois de desafiados com ETEC K88.

RG Hermes, F Molist, JF Pérez, A Gómez de Segura, M Ywazaki, R Davin, M Nofrarías, TK Korhonen, R Virkola, SM Martín-Orúe. 2012. Casein glycomacropeptide in the diet may reduce Escherichia coli attachment to the intestinal mucosa and increase the intestinal lactobacilli of early weaned piglets after an enterotoxigenic E. coli K88 challenge. British Journal of Nutrition, doi:10.1017/S0007114512002978.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista