X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O microbiota intestinal afecta o desempenho reprodutivo das porcas, regulando o metabolismo das hormonas esteróides sexuais.

As alterações na composição microbiana intestinal alteraram significativamente a capacidade funcional para a biossíntese de hormonas esteróides no microbioma intestinal.

12 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As hormonas sexuais desempenham um papel importante nas porcas após o desmame. Estudos anteriores demonstraram uma regulação complexa e bidirecional entre as hormonas sexuais e a microbiota intestinal. No entanto, desconhece-se até que ponto a microbiota intestinal afecta as repetições das porcas após o desmame.

Métodos: Neste estudo, começámos por analisar 207 amostras fecais de porcas bem identificadas por sequenciação do gene 16S rRNA e identificámos associações significativas entre micróbios e recorrências de porcas após o desmame. Utilizando dados de sequenciação metagenómica de 85 amostras fecais, foram identificadas 37 espécies bacterianas que estavam significativamente associadas a repetições.

Resultados: As porcas repetidas eram tipicamente caracterizadas por uma maior abundância de L. reuteri e P. copri e uma menor abundância de B. fragilis, S. suis e B. pseudolongum. As alterações na composição microbiana intestinal alteraram significativamente a capacidade funcional para a biossíntese de hormonas esteroides no microbioma intestinal. Os resultados foram confirmados numa coorte de validação. Foram encontradas alterações significativas nas hormonas esteroides sexuais e compostos relacionados entre porcas normais e repetidas através da análise do metaboloma. Uma análise integrada de espécies bacterianas diferenciais, metagenoma e metaboloma fecal forneceu provas de que as espécies bacterianas normais L. reuteri e Prevotella spp. associadas às repetições estavam envolvidas na degradação da pregnenolona, progesterona e testosterona, promovendo assim a biossíntese de estrogénios. Além disso, os metabolitos microbianos relacionados com o fornecimento de energia e nutrientes às porcas ou com perturbações metabólicas também mostraram relações com as repetições das porcas.

Conclusão: Uma análise integrada das espécies bacterianas diferencialmente abundantes, do metagenoma e do metaboloma fecal revelou o envolvimento de L. reuteri e Prevotella spp. nas repetições das porcas. Estes resultados fornecem uma visão aprofundada do papel do microbiota intestinal nas repetições de porcas após o desmame e da complexa interação entre o microbiota intestinal e as hormonas sexuais, sugerindo que a manipulação do microbiota intestinal poderia ser uma estratégia eficaz para melhorar as repetições de porcas após o desmame.

Liu M, Zhang J, Zhou Y, et al. Gut microbiota affects the estrus return of sows by regulating the metabolism of sex steroid hormones. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2023; 14: 155. https://doi.org/10.1186/s40104-023-00959-5

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista