X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O óleo de girassol e côco na dieta podem afectar a expressão génica do tecido adiposo, a composição de ácidos gordos e o perfil lipídico sérico em porcos em crescimento

A expressão génica do tecido adiposo e a composição de ácidos gordos podem ser moduladas pela fonte de gordura da dieta.

13 Dezembro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A fonte de gordura na dieta pode ter efeitos sobre a expressão de genes lipogénicos em animais de interesse zootécnico e especialmente sobre os ácidos gordos saturados de cadeia longa média (MCFA), no entanto continua ser pouco conhecido. O presente estudo foi realizado para avaliar se a substituição parcial da energia do alimento por óleos vegetais contendo MCFA e ácidos gordos poliinsaturados (AGPI) n-6 modificaria a expressão de genes lipogénicos e outros parâmetros do metabolismo lipídico em porcos. Para isso foram utilizados 18 porcos machos cruzados (idade: 100 ± 5 dias; 17 – 19 kg PV) que foram alojados em grupos (3 animais/curral) e atribuídas aleatoriamente uma das três dietas experimentais (6 animais/tratamento) durante 60 dias: (i) dieta controlo (CON); (ii) dieta com óleo de girassol (SO) ou (iii) dieta com óleo de côco (CO). Nas dietas SO e CO, 10% da energia foi substituída pelos respectivos óleos. No início e no final do periodo experimental foram recolhidas amostras de tecido adiposo subcutâneo da região da perna para a análise da expressão génica, composição de ácidos gordos e histologia. Além disso, foram recolhidas amostras de sangue para determinar o perfil lipídico sérico.

Os tratamentos experimentais não influeciaram o crescimento dos animais. Em soro, foi observado um incremento do conteúdo total de colesterol nos animais SO e CO, enquanto que não foram detectadas mudanças significativas nos níveis de triglicéridos totais nem nas diferentes fracções de lipoproteínas. A composição de ácidos gordos do tecido adiposo modificou-se significativamente, com um incremento no conteúdo de MCFA (8,59%) e n-6 (AGPI) (19,41%) nos porcos CO e SO, respectivamente. A expressão génica do ácido gordo sintase diminuiu (P < 0,05) nas dietas SO (0,37) e CO (0,87) relativamente ao grupo CON (1,05); foi detectada uma diminuição na expressão génica de estearoil CoA desaturase e da proteína reguladora do enlace de esteróis unicamente no grupo SO (0,51 y 0,53, respectivamente) mas não no grupo CO. Nem o diâmetro dos adipócitos nem o volume foram influenciados pelo tratamento (P > 0,05).
Os resultados do presente estudo sugerem que o tipo de gordura da dieta pode modular a expressão génica do tecido adiposo e a composição em ácidos gordos de forma distinta com efeitos mínimos na histologia e o perfil lipídico sérico.

MN Harihara-Iyera, BC Sarmahc, MK Tamulia, A Dasa, D Kalitac. 2012. Effect of dietary sunflower oil and coconut oil on adipose tissue gene expression, fatty acid composition and serum lipid profile of grower pigs. Archives of Animal Nutrition, 66(4):271-282. http://dx.doi.org/10.1080/1745039X.2012.683324.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista