X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O óxido de zinco com diosmectita melhora a saúde intestinal em leitões recém-desmamados

A inclusão na dieta de DS-ZnO pode aliviar a diarreia e melhorar a função da barreira intestinal.

20 Junho 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Este estudo avaliou se a administração aos leitões recém-desmamados do composto diosmectite–ZnO (DS-ZnO) a 500mg Zn/Kg pode aliviar as desordens intestinais relacionadas com o desmame, como um substituto às altas concentrações de óxido de zinco (2250mg Zn/Kg). Os leitões foram desmamados aos 21 dias de idade e alojados em quatro grupos de tratamento: (1) controlo; (2) DS-ZnO, 500mg Zn/Kg dieta; (3) ZnO, 2250mg Zn/Kg dieta; e (4) mistura de 2,0 g DS/Kg e 500mg Zn/Kg mediante ZnO (quantidades iguais de DS e ZnO no grupo de tratamento DS-ZnO). O periodo experimental durou 14 dias nos quais foi registado o ganho médio diário, o consumo médio diário e calculado o índice de conversão, para os periodos de 0-7 dias pós-desmame e 7 a 14 dias pós-desmame. Também foi realizada diariamente uma avaliação da incidência de diarreias por leitão.

Os resultados demonstraram que comparado com o controlo, nos dias 7 e 14 pós-desmame, a adição de DS-ZnO a 500mg Zn/Kg melhorou (P<0,05) o ganho diário e o consumo, diminuiu (P<0,05) as pontuações pós-desmame de incidência de diarreias, incrementou (P<0,05) a altura das vilosidades do jejuno e o rácio altura de vilosidades e profundidade das criptas, diminuiu (P<0,05) a permeabilidade paracelular jejunal com isotiocianato fluorescina de dextrano 4kDa e estimulou a regulação positiva (P<0,05) da expressão das proteínas nas uniões intermembrana da mucosa jejunal (ocludina, claudina e zonula ocludens). Os níveis de mRNA em TNF-a, IL-6 e interferon-g (IFN-g) a dia 7 pós-desmame também diminuíram (P<0,05). Os leitões alimentados com DS-ZnO a 500mg Zn/Kg não se diferenciaram nos parâmetros mencionados anteriormente com os que foram alimentados com ZnO a 2250mg Zn/Kg, mas tiveram um melhor rendimento que aqueles aos que foi administrada a mistura de DS e ZnO. A suplementação com DS-ZnO a 500mg Zn/Kg foi eficiente para aliviar a diarreia, a disfunção da barreira intestinal e a expressão das citoquinas inflamatórias e a estimulação da expressão das proteínas da união intermembrana. Em conjunto os resultados demonstraram que os leitões ao desmame suplementados com DS-ZnO a 500mg Zn/Kg não se diferenciaram no crescimento, diarreias pós-desmame e função da barreira intestinal dos que foram alimentados/suplementados com ZnO a 2250mg Zn/Kg, enquanto que eles tiveram melhor rendimento que aqueles alimentados com uma quantidade equivalente da mistura de DS e ZnO.

A inclusão na dieta de DS-ZnO a 500mg Zn/Kg pode aliviar a diarreia e melhorar a função da barreira intestinal por uma inibição decrescente das citoquinas proinflamatorias e estimulação das proteínas de união estreita.

Caihong Hu, Juan Song, Yali Li, Zhaoshuang Luan and Kang Zhu. Diosmectite–zinc oxide composite improves intestinal barrier function, modulates expression of pro-inflammatory cytokines and tight junction protein in early weaned pigs. British Journal of Nutrition, 1 – 8. doi:10.1017/S0007114512005508

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista