X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O uso de aromas aumenta o consumo de alimento em porcas

Os aromas de fruta são melhor aceites para a porca que o butirato sódico.

27 Novembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O consumo de alimento das porcas durante a lactação é, com frequência, insuficiente para satisfazer as necessidades de manutenção, produção de leite e crescimento corporal. Os aromas e o butirato sódico melhoram o consumo de alimento e o crescimento no desmame de porcos em crescimento, mas pouco se sabe sobre como actua nas porcas. Estudos prévios demostraram que a ingestão de saborizantes nas porcas se transfere ao feto através do líquido amniótico e portanto há uma maior aceitação cognitiva fetal para esse sabor.

O objectivo deste estudo foi testar se a suplementação de aromas fruta-leite (FL) ou fruta-leite-anis (FLA) pode melhorar tanto o consumo por parte da porca como dos leitões. Além disso, foram estudados os efeitos comparativos com o butirato sódico (BS) e os aromas sobre o consumo das porcas e o rendimento dos leitões lactantes. Depois do parto, 52 porcas primíparas (Large White) com uma espessura de gordura dorsal similar (21,48 ± 1,73 mm) foram atribuídas aleatoriamente a quatro tratamentos no dia 1 da lactação. Os tratamentos foram os seguintes (n = 13): (i) grupo controlo (CON), con dieta basal; (ii) grupo BS, dieta basal + 6 g/kg butirato sódico; (iii) grupo FL, dieta basal + 6 g/kg sabor FL e (iv) grupo FLA, dieta basal + 6 g/kg sabor FLA. O ensaio durou 29 dias, incluindo 21 dias de lactação e 8 dias de periodo pós-desmame. Os leitões desmamados receberam “creep feed” com o mesmo sabor ou suplemento SB como a sua mãe.

Os resultados mostraram que o FLA aumentou o consumo médio diário (CMD) das porcas em lactação (P <0,01), assim como um melhor ganho de peso da ninhada (P = 0,05) e CMD (P <0.01) dos porcos lactantes entre tratamentos. De facto, foi observada um maior CMD e ganho médio diário de peso dos leitões ao desmame para os primeiros 8 dias após o desmame no grupo FLA em comparação com os do grupo controlo (P <0,01).

Em conclusão, comparado com o butirato sódico, os saborizantes aumentaram o consumo das porcas lactantes e melhoraram o rendimento dos leitões. No entanto, estes efeitos foram determinados pelos tipos de sabor, sendo o FLA o que deu melhores resultados.

Wang, J., Yang, M., Xu, S., Lin, Y., Che, L., Fang, Z. and Wu, D. 2014. Comparative effects of sodium butyrate and flavors on feed intake of lactating sows and growth performance of piglets. Animal Science Journal 85, 683–689 doi: 10.1111/asj.12193

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista