A exploração dos recursos é fundamental para reduzir o uso de rações convencionais na produção animal. A okara ou polpa de soja é um subproduto da indústria de tofu e bebidas de soja que contém um alto valor nutricional, além de um grupo de substâncias bioativas (isoflavonas, polissacáridos e fitatos). Porém, a okara requer um processo de fermentação para ser utilizado na indústria suína. Foi relatado que okara fermentada (OF) tem uma função prebiótica, aumentando a produção intestinal de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC). Além disso, os factores antinutricionais são removidos pela fermentação. Apesar do seu potencial, a eficácia do probiótico OF no rendimento do crescimento e na qualidade da carne de porco não foi estudada.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do OF no rendimento e qualidade da carne e explorar a viabilidade do seu uso para substituir parcialmente o milho e o bagaço de soja na produção de suínos.
Para tanto, 48 suínos (Duroc × Landrace × Yorkshire), com peso médio de 58,60 ± 0,65 kg, foram distribuídos aleatoriamente em 2 grupos: grupo controlo (C) e grupo okara fermentado (OF ). Cada grupo de tratamento consistia em 8 parques, cada um com 3 porcos. Os porcos do grupo C foram alimentados com uma dieta basal de farinha de milho e soja, enquanto os porcos do grupo OF foram alimentados com uma dieta basal suplementada com OF por 55 dias.
Como resultado, a fermentação de okara com probióticos aumentou a sua estrutura microporosa e os polissacáridos, ácido láctico e aminoácidos livres em 46,06%, 150% e 66,45%, respectivamente, em comparação com okara não fermentado. A dieta suplementada com OF melhorou significativamente o ganho médio diário em 8,70%, mas diminuiu a eficiência (F: G) em 5,56% em comparação com o grupo C. Além disso, a suplementação com OF melhorou a cor da carne do porco ao aumentar os valores de a * e gordura intramuscular e diminuir os valores de b *, os aminoácidos livres e a actividade da superóxido dismutase total (T-SOD) e glutatião peroxidase (GSH-PX) no soro e músculos.
Em conclusão, a okara fermentada com probióticos apresentou melhorias no rendimento de crescimento, qualidade da carne e capacidade antioxidante, sugerindo que pode ser usado para substituir parcialmente o milho e o bagaço de soja na produção de suínos.
Tian Z, Deng D, Cui Y, Chen W, Yu M, Ma X. Diet supplemented with fermented okara improved growth performance, meat quality, and amino acid profiles in growing pigs. Food Science & Nutrition. 2020; 8(10): 5650-5659. https://doi.org/10.1002/fsn3.1857