X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Optimização da inseminação artificial pós-cervical em nulíparas

Nestas experiências comparou-se a inseminação artificial pós-cervical em nulíparas recorrendo a relaxantes musculares com diferentes catéteres.

12 Fevereiro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foram realizadas duas experiências.

Na primeira foi avaliada a eficácia da inseminação pós-cervical (pC-IA) em nulíparas utilizando um catéter multianilhas para multíparas (MpC), o que levou a que 23,1% das porcas fossem inseminadas satisfatoriamente. Nas porcas onde a inseminação não foi possível utilizando um MpC, foram aplicadas duas alternativas antes de uma segunda tentiva de inseminação: 1) injecção intramuscular com cloridrato de Vetrabutin (VC) para relaxar o colo uterino ou 2) deposição de diluente aquecido (WE) no colo uterino para modificar a dinâmica do músculo cervical. Depois da aplicação destes tratamentos, as taxas de êxito alcançadas com o MpC foram de 34,2% e 23,8% para VC e WE, respectivamente. Não foram encontradas diferenças estatisticas significativas entre os parâmetros reprodutivos medidos [parto (%), tamanho da ninhada e índice de fecundidade] entre o uso de MpC ou de MpC combinado com VC ou WE, em comparação com as porcas inseminadas através de IA cervical.

Na segunda experiência foram utilizados novos catéteres baseados ​nas características anatómicas das nulíparas (GpC) e foi comparada a taxa de aplicação satisfatória de pC-IA (experiência 2a): A) MpC: controlo; B) GpC1: catéter multianilhas de 16 mm de Ø e cânula interna de Ø 3,5 mm; C) GpC2: catéter multianilhas de 16 mm de Ø com uma cânula interna de Ø 2,5 mm. A taxa mais alta de êxito na penetração da cânula foi alcançada no grupo GpC2 (60,3%) seguida por GpC1 (37,0%) e MpC (19,6%) (p <0,05). Não houve diferenças nos parâmetros reprodutivos antes mencionados utilizando os três catéteres em comparação ao método de IA cervical (grupo controlo). Além disso, a IA cervical prévia não melhorou a posterior aplicação de pC-IA 24 h despois (experiência 2b).

Em conclusão, o cloridrato de Vetrabutin, o diluente aquecido e os novos catéteres podem ser considerados ferramentas úteis para melhorar a taxa de êxito da técnica de pC-IA em nulíparas.

Iván Hernández-Caravaca, Pedro J. Llamas-López a, M. José Izquierdo-Rico, Cristina Soriano-Úbeda, Carmen Matías, Juan C. Gardón, Francisco A. García-Vázquez. Optimization of post-cervical artificial insemination in gilts: Effect of cervical relaxation procedures and catheter type. Theriogenology 90 (2017) 147e152.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista