Foram realizadas duas experiências.
Na primeira foi avaliada a eficácia da inseminação pós-cervical (pC-IA) em nulíparas utilizando um catéter multianilhas para multíparas (MpC), o que levou a que 23,1% das porcas fossem inseminadas satisfatoriamente. Nas porcas onde a inseminação não foi possível utilizando um MpC, foram aplicadas duas alternativas antes de uma segunda tentiva de inseminação: 1) injecção intramuscular com cloridrato de Vetrabutin (VC) para relaxar o colo uterino ou 2) deposição de diluente aquecido (WE) no colo uterino para modificar a dinâmica do músculo cervical. Depois da aplicação destes tratamentos, as taxas de êxito alcançadas com o MpC foram de 34,2% e 23,8% para VC e WE, respectivamente. Não foram encontradas diferenças estatisticas significativas entre os parâmetros reprodutivos medidos [parto (%), tamanho da ninhada e índice de fecundidade] entre o uso de MpC ou de MpC combinado com VC ou WE, em comparação com as porcas inseminadas através de IA cervical.
Na segunda experiência foram utilizados novos catéteres baseados nas características anatómicas das nulíparas (GpC) e foi comparada a taxa de aplicação satisfatória de pC-IA (experiência 2a): A) MpC: controlo; B) GpC1: catéter multianilhas de 16 mm de Ø e cânula interna de Ø 3,5 mm; C) GpC2: catéter multianilhas de 16 mm de Ø com uma cânula interna de Ø 2,5 mm. A taxa mais alta de êxito na penetração da cânula foi alcançada no grupo GpC2 (60,3%) seguida por GpC1 (37,0%) e MpC (19,6%) (p <0,05). Não houve diferenças nos parâmetros reprodutivos antes mencionados utilizando os três catéteres em comparação ao método de IA cervical (grupo controlo). Além disso, a IA cervical prévia não melhorou a posterior aplicação de pC-IA 24 h despois (experiência 2b).
Em conclusão, o cloridrato de Vetrabutin, o diluente aquecido e os novos catéteres podem ser considerados ferramentas úteis para melhorar a taxa de êxito da técnica de pC-IA em nulíparas.
Iván Hernández-Caravaca, Pedro J. Llamas-López a, M. José Izquierdo-Rico, Cristina Soriano-Úbeda, Carmen Matías, Juan C. Gardón, Francisco A. García-Vázquez. Optimization of post-cervical artificial insemination in gilts: Effect of cervical relaxation procedures and catheter type. Theriogenology 90 (2017) 147e152.