A competição entre leitões não tem a mesma intensidade em todo o úbere da porca. Na zona média do úbere há um ambiente muito mais competitivo e stressante para a lactação, com uma maior probabilidade de que os leitões da ninhada lutem entre eles.
Neste estudo foi investigado se os padrões de comportamento estabelecidos durante a lactação reaparecem quando os leitões se vêem obrigados a estabelecer uma nova hierarquia de dominância depois do desmame e como os leitões com diferentes experiências iniciais enfrentam um novo ambiente social (formado artificialmente). Foi colocada a hipótese de que os ataques sejam muito mais intensos em leitões que mama na zona média do úbere e que estes exibem padrões mais instáveis no momento de estabelecer a ordem social no novo grupo. No estudo foram realizadas duas experiências independentes. Durante o periodo de lactação foi verificada a ordem das mamas marcando os leitões segundo a sua posição a mamar (parte A – anterior, M – média e P – posterior do úbere da porca). A experiência 1 contou com 120 leitões – foram criados quatro grupos mistos, cada um com 30 leitões das três zonas do úbere. A experiência 2 contou com 80 leitões – foram criados quatro grupos, cada um com 20 leitões dos quais um era misto, enquanto os outros três eram grupos separados de leitões A, M e P.
Os resultados do estudo revelaram que os padrões de comportamento que são estabelecidos durante a lactação reaparecem quando os leitões se vêem obrigados a formar uma nova hierarquia de dominância depois do desmame e que o nível de comportamento agonístico exibido pelos indivíduos coincide com a sua posição a mamar. Em ambas as experiências, os leitões M mostraram um comportamento significativamente mais agressivo que os leitões A ou P (p < 0,05). Os resultados também indicaram a natureza instável geral da formação da ordem social dos leitões M.
Espera-se que estas descobertas sejam úteis para optimizar o processo de desmame. Portanto, a posição ao mamar dos leitões deve ser tida em conta ao formar os grupos de desmame, prestando uma atenção especial aos leitões M. Não obstante, conservar a proporção natural de leitões A, M e P nos grupos de desmame continua a ser o meio mais eficaz para reduzir o nível de agressão pós-desmame.
Janko Skok, Maja Prevolnik, Tina Urek, Nikolina Mesarec, Dejan Škorjanc. Behavioural patterns established during suckling reappear when piglets are forced to form a new dominance hierarchy. Applied Animal Behaviour Science. Volume 161, December 2014, Pages 42–50. doi:10.1016/j.applanim.2014.09.005