A inclusão de características relacionadas com a saúde, ou marcadores genéticos funcionalmente associados em programas de melhoramento genético suínos pode contribuir para criar animais mais rústicos e resistentes às doenças. O objectivo do presente trabalho foi o de estudar o determinismo genético e as regiões genómicas associadas à saúde e imunocompetência global numa população de porcos Duroc. Com este objectivo foram medidas um conjunto de 30 características relacionadas com a saúde que abarcavam parâmetros imunitários (principalmente inatos), hematológicos e de stress em 432 leitões Duroc saudáveis de 8 semanas de idade.
Foram obtidas heritabilidades moderadas e altas para a maioria das características e forma observadas correlações genéticas significativas entre elas. Um estudo de associação do genoma completo identificou 31SNP significativamente associados ao nível de todo o genoma, localizados em seis regiões cromossómicas dos cromossomas porcinos SSC4, SSC6, SSC17 e SSCX, para IgG, células T γδ, proteína C reactiva, capacidade fagocítica dos linfócitos, número total de linfócitos, volumem corpuscular médio e hemoglobina corpuscular média. Um total de 16 genes foram propostos como candidatos prometedores relacionados funcionalmente, nestes estão incluídos os CRP, NFATC2, PRDX1, SLA, ST3GAL1 e VPS4A, para explicar a variação das características imunológicas e hematológicas.
Estos resultados melhoram o conhecimento do controle genético de características relacionadas com a imunidade e apoiam a possibilidade de aplicar programas de selecção efectivos para melhorar a imunocompetência em suínos.
Ballester M, Ramayo-Caldas Y, González-Rodríguez O. et al. Genetic parameters and associated genomic regions for global immunocompetence and other health-related traits in pigs. Scientific Reports. 2020; 10: 18462. https://doi.org/10.1038/s41598-020-75417-7