O conhecimento sobre a variação genética e correlações genéticas de características em porcas e leitões criados ao ar livre ou de produção biológica ainda é limitado. O objectivo deste estudo foi o de estimar os componentes da variação genética do peso individual dos leitões, peso da ninhada, características do tamanho da ninhada e número de tetas funcionais numa população de suínos criados em condições biológicas ao ar livre. Os dados foram recolhidos na maior exploração de reprodução biológica da Dinamarca. Os pesos individuais dos leitões foram registados ao nascimento e no dia 10. O número de leitões vivos e mortos foi registado ao nascimento, dia 4 e dia 11. O peso médio e o peso total da ninhada foram calculados a partir dos pesos individuais dos leitões vivos à nascença e no dia 10.
A heritabilidade estimada foi maior para o número de tetas funcionais (0,49), peso médio da ninhada à nascença (0,33) e no dia 10 (0,25). Em contraste, a heritabilidade foi menor para o tamanho da ninhada (0,04-0,08) e peso dos leitões (0,06-0,07). A heritabilidade materna foi muito mais elevada para o peso individual do leitão do que a heritabilidade directa.
Os resultados mostraram que a selecção para um peso médio mais elevado resulta em ninhadas mais pequenas. Além disso, a selecção para o peso individual de leitões ao nascimento resulta em leitões mais pesados aos 10 dias. Em conclusão, este estudo confirmou que existe variação genética no peso individual dos leitões, características das ninhadas e número de tetas funcionais em leitões criados em condições biológicas ao ar livre.
Zaalberg RM, Chu TT, Bovbjerg H, Jensen J, Villumsen TM, Genetic parameters for early piglet weight, litter traits and number of functional teats in organic pigs. Animal. 2023; 17(3): 100717. https://doi.org/10.1016/j.animal.2023.100717.