Pouco se sabe sobre o efeito da luz no comportamento dos porcos. Neste estudo, foi investigado o comportamento de escolha de leitões desmamados criados sob dois níveis diferentes de iluminação por díodo emissor de luz (LED): 32 leitões (em dois lotes) foram alojados numa sala de testes de escolha constituída por duas celas duplas idênticas. Um lado do parque era permanentemente iluminado com 600 lux, enquanto o outro lado era escuro com quase 0 lux; através de um corredor, os leitões podiam mover-se entre os dois lados. Os comportamentos de "deitar", "comer" e "actividade" foram avaliados durante três dias na primeira, terceira e quinta semana do estudo, com base em gravações de vídeo e num método de amostragem de 5 minutos.
Inicialmente, os leitões preferiram ficar nos currais iluminados a 600 lux. Posteriormente, esta preferência diminuiu para comportamentos de "comer" e "actividade" e inverteu para comportamentos de "deitar-se", preferindo parques escuros. Os resultados mostram também que a sujidade do parque era superior a 600 lux, mas a ingestão de alimentos não foi afectada pela iluminação.
Uma vez que os porcos escolhem entre os dois níveis de iluminação para realizar comportamentos específicos, a iluminação poderia ser utilizada para dividir os compartimentos em zonas funcionais para ajudar a satisfazer as necessidades comportamentais dos porcos.
Götz S, Raoult CMC, Reiter K, Wensch-Dorendorf M, von Borell E. Lying, Feeding and Activity Preference of Weaned Piglets for LED-Illuminated vs. Dark Pen Compartments. Animals. 2022; 12(2):202. https://doi.org/10.3390/ani12020202