Os peptídeos digestivos suínos (PDP) são um subproduto da indústria da heparina, obtido a partir da hidrólise enzimática da mucosa intestinal suína. Actualmente, o PDP pode ser usado em dietas pós-desmame como uma alternativa mais barata ao plasma suíno seco por atomização (SDP), farinha de peixe e outras fontes de proteína de alta qualidade em termos de preferência e digestibilidade, mas o seu efeito ainda é desconhecido na função intestinal.
O objectivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética com PDP, SDP ou uma combinação de ambos, no rendimento do crescimento e na expressão de genes relacionados com a função intestinal de leitões desmamados.
Para isso, um total de 180 leitões (ensaio 1) e 198 leitões (ensaio 2) foram usados para avaliar a substituição parcial de ingredientes de soja com 2% de SDP ou 2% de PDP (ensaio 1) e com 3% de SDP ou a combinação de 1% SDP e 2% PDP (SDP-PDP; ensaio 2) durante o período de pré-starter (0–14 dias). A expressão génica de 56 genes foi quantificada numa plataforma qPCR em amostras de jejuno e íleo obtidas de leitões 14 dias após o desmame (teste 2).
Os leitões alimentados com SDP, PDP e SDP-PDP tiveram maior peso, GMD e eficiência (G: F) no dia 14 em comparação com o grupo controlo alimentado com soja. Além disso, a combinação de SDP e PDP regulou positivamente dez genes em amostras de jejuno envolvidos na função de barreira celular intestinal, resposta imune, transporte de nutrientes da mucosa, digestão e metabolização de produtos de oxidação.
Em conclusão, a substituição de ingredientes de soja por fontes de proteína animal, como PDP ou SDP, aumenta o rendimento de crescimento de leitões desmamados no final do período pré-starter. Além disso, isso indica que o PDP pode substituir ou complementar o SDP, uma vez que o mesmo efeito foi observado no rendimento de crescimento dos leitões durante este período. Da mesma forma, as alterações na expressão génica do jejuno produzidas pela dieta SDP-PDP sugerem que esse tratamento poderia produzir efeitos benéficos no epitélio intestinal, na capacidade de defesa do intestino contra ameaças e na digestão de proteínas.
González-Solé F, Criado-Mesas L, Villodre C, García WC, Farré M, Borda E, Pérez-Cano FJ, Folch JM, Solà-Oriol D, Pérez JF. Porcine Digestible Peptides (PDP) in Weanling Diets Regulates the Expression of Genes Involved in Gut Barrier Function, Immune Response and Nutrient Transport in Nursery Pigs. Animals. 2020; 10(12): 2368. https://doi.org/10.3390/ani10122368