Investigadores do IRTA (Espanha) e do AAC (Canadá) desenvolveram um projecto cujo objectivo é estudar a evolução da percentagem de carne magra da carcaça e da composição da perna em porcos vivos em crescimento mediante o valor das distribuições de Hounsfield a partir de imagens obtidas de porcos vivos através da tomografia computorizada (TC). Para isso, um total de 60 porcos de 3 linhas genéticas foram anestesiados e scanerizados mediante TC. O volume total de magro, gordura e ossos da carcaça obteve-se por meio da soma dos volumes dos vóxeles de acordo com o seu valor Hounsfield. A partir das imagens da perna e do lombo obtiveram-se diferentes medidas para a espessura de gordura e músculo e para a área muscular.
Obtiveram-se equações de regressão linear, quadráticas e alométricas para prever a percentagem de carne magra da carcaça e a composição da perna mediante os datos obtidos a partir das imagens da TC. Os modelos lineares incluindo o volume, mais as medições da espessura de gordura e músculo e das áreas de músculo foram as que minimizaram o erro quadrático médio (RMSE) na previsão da percentagem de carne magra da carcaça (1,45%) e peso da gordura (102,32 g) e osso (25,81 g) da perna. O peso da perna e do músculo da perna foram melhor previstas pelos modelos quadráticos ( RMSE = 335,19 g e 245,08 g, respectivamente) utilizando apenas os volumes de tecido como predictores.

Maria Font Furnols, Anna Carabus, Candido Pomar, Albert Brun, Joan Tibau, Marina Gispert. Prédiction du rendement de la carcasse et de la composition du jambon à partir d’images de tomographie à rayons X de porcs vivants durant leur croissance. 46èmes Journées de la Recherche Porcine.