X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de plasma animal em leitões desmamados vacinados de PCV2 y Mycoplasma hyopneumoniae

A administração precoce de plasma animal pode estimular o consumo de ração em leitões desmamados.

7 Maio 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O plasma animal demonstrou melhorar os rendimentos produtivos em leitões recém-desmamados. Foi testado um tipo de plasma animal (PA) comercial de alta densidade, pronto a aplicar como fonte de plasma e alta energia digestível. Foi testada a hipótese de que o aporte de nutrientes através da água poderia ser um método eficiente para combater a redução de consumo depois do programa vacinal dos animais. O objectivo do presente estudo foi o de avaliar os efeitos do PA no crescimento de leitões desmamados os quais foram submetidos a um protocolo de vacinação de circovirose porcina tipo 2 (PCV2) e Mycoplasma hyopneumoniae (M. hyo). No total foram utilizados 180 animais (PV inicial 5,72 ± 0,10 kg, e 19 ± 2 d de idade) num estudo de 35 dias de duração. Os leitões foram aleatoriamente distribuídos por 1 de 4 tratamentos segundo um modelo factorial 2x2 sendo os principais efeitos o PA (com ou sem) e o protocolo de vacinação (PCV2/M.hyo/vacinados ou não) com 5 leitões por curral e 9 currais por tratamento. No momento do desmame os leitões do grupo vacinado receberam uma dose completa (2 ml) de ambas as vacinas. No 21º dia os leitões do grupo vacinado receberam uma segunda dose completa da vacina para PCV2 segundo as recomendações do fabricante. O PA foi administrado aos animais na água de bebida durante os primeiros 5 dias depois da sua chegada às instalações experimentais.

Não foram detectadas interacções estatisticamente significativas entre a vacinação x PA no GMD nem no IC ao longo de todo o estudo. Do dia 0 ao 5º os leitões tenderam (P<0,07) a apresentar um maior GMD. Entre os dias 0 e 35º os animais vacinados tiveram menor (P<0,01) GMD e CMD por comparação com os animais não vacinados.

Em conclusão a administração de plasma animal durante os primeiros 5 dias depois do desmame aumentou o consumo de alimento entre o 21º e o 35º mas a resposta não foi suficiente para melhorar todos os demais parâmetros produtivos. Os animais vacinados com PCV2/M.hyo apresentaram valores de GMD e CMD menores.

AJ Myers, JR Bergstrom, MD Tokach, SS Dritz, RD Goodband, JM DeRouchey, JL Nelssen, BW Ratlif, DM McKilligan. 2011. Effects of liquitein on weanling pigs administered a porcine circovirus type 2 and mycoplasma hyopneumoniae vaccine strategy. Kansas State University Swine Day, pages 62-69.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista