Devido à importância da manutenção da função respiratória normal, este estudo foi desenhado para avaliar o impacto do pó sobre os macrófagos suínos. Como medidas da função dos macrófagos foi avaliada a activação de NF-kB, a produção de citoquinas, a expressão do marcador de superfície celular e a capacidade de fagocitose e antibacteriana dos macrófagos suínos depois da exposição in vitro a um extracto de pó orgânico de uma exploração suína (ODE).
O tratamento com ODE induziu a secreção nos AMφ de citoquinas pró e anti -inflamatórias, o que sugere um perfil de activação complexo. Além disso o ODE induziu a expressão de genes (TLR2, NOD2) envolvidos na detecção de bactérias Gram-positivas , um componente importante nos currais suínos. A exposição ao ODE também aumentou a expressão de vários marcadores da superfície celular de activação, incluindo um receptor para o vírus do síndroma reprodutivo e respiratório suíno. Por outro lado duas funções chave dos AMφ, a fagocitose e a destruição bactriana foram afectadas depois da exposição ao ODE. O tratamento com ODE durante as primeiras 72h da diferenciação também inibiu a capacidade dos macrófagos derivados dos monócitos a transferir o NF-kB ao núcleo depois da estimulação com a endotoxina.
No global estes resultados demonstram pela primeira vez que a exposição ao extracto de pó orgânico afecta negativamente a activação e função dos macrófagos suínos aumentando aumentado a susceptibilidade a uma variedade de infecções respiratórias.
Knetter SM, Tuggle CK, Wannemuehler MJ, Ramer-Tait AE. Organic barn dust extract exposure impairs porcine macrophage function in vitro: Implications for respiratory health. Vet Immunol Immunopathol. 2014 Jan 15;157(1-2):20-30. doi: 10.1016/j.vetimm.2013.10.019. Epub 2013 Nov 5.