X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Polifenóis na dieta de leitões desmamados infectados com ETEC

Os polifenóis procedentes de extractos de plantas podem representar aditivos naturais para lutar contra a diarreia pós-desmame.

3 Abril 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As infecções por Escherichia coli F4 (ETEC) causam grandes perdas económicas na produção suína. ETEC utiliza factores específicos de adesão bacteriana, como as fímbrias F4, e produz a toxina termolábil (LT). Alguns extractos polifenólicos derivados de plantas comerciais podem inactivar a toxina termolábil (LT) de ETEC in vitro, enquanto outros não o fazem, mas desconhece-se se estes polifenóis têm as mesmas propriedades in vivo. Neste estudo, um total de 40 leitões de 21 dias recém desmamados foram alojados em oito currais com cinco leitões por curral. Os animais foram testados antes da infecção para verificar a ausência de ETEC. Foram adicionados três extractos (A - hidrolisado de tanino de alto peso molecular; B - extracto de grainha de uva e C - extracto de polifenóis de côco) à dieta para testar a sua eficácia in vivo num modelo de diarreia pós- desmame. Os leitões foram divididos em quatro grupos de tratamento e foi-lhes administrada uma dieta controlo ou uma dieta suplementada com 1% de um dos três extractos. Nos dias 6 e 7 depois do início, vinte animais receberam 5 ml de suspensão de 109 UFC/ml de ETEC por via oral enquanto que a outra metade dos animais receberam unicamente o veículo (5 ml de PBS). Depois da infecção, foi avaliada diariamente a presença de diarreia (como % de matéria seca fecal (MS)) e a excreção de ETEC. Foi determinado o ganho médio diário de peso (GMD), o consumo médio diário (CMD) e o índice de conversão (IC).

Depois da infecção a excreção de ETEC foi reduzida nos três extractos comparados com o controlo, e significativamente com B (p <0,004). A diarreia foi abolida por B e A, mas não por C. Não foram encontradas diferenças para o GMD, CMD e IC, à excepção de C que deprimiu o GMD depois da infecção significativamente (p < 0,005). Isto sugere que C podia conter factores anti-nutricionais. Os resultados globais dos diferentes extractos de polifenóis foram consistentes com as respectivas actividades in vitro no ensaio de inibição da LT.

Conclui-se que os extractos de polifenol não diferem amplamente em propriedades, alguns podem ter efeitos deletérios, mas outros podem, de facto, reduzir a diarreia induzida por ETEC, provavelmente mediante a inactivação de LT in vivo.

Verhelst, R., Schroyen, M., Buys, N. and Niewold, T. (2014). Dietary polyphenols reduce diarrhea in enterotoxigenic Escherichia coli (ETEC) infected post-weaning piglets. Livestock Science 160:138-140. doi:10.1016/j.livsci.2013.11.026

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista