Os consumidores estão preocupados com a segurança da alimentação animal devido ao crescente uso de organismos geneticamente modificados (OGM).
O objectivo do presente estudo foi comparar o efeito da polpa de beterraba (PR) e bagaço de colza (HC) sem OGM na dieta com dietas basais de farinha de milho e soja com OGM no rendimento reprodutivo em porcas gestantes e lactação e o rendimento das suas ninhadas.
Um total de 16 porcas lactantes (Landrace × Yorkshire) com uma paridade média de 2,4, foram aleatoriamente distribuídas por um de dois tratamentos (8 porcas por tratamento) desde as últimas 4 semanas de gestação até ao dia 21 de lactação. Os tratamentos consistiram em uma dieta basal (CON) de organismos geneticamente modificados (OGM ) e uma dieta basal de OGM complementada com polpa de beterraba e bagaço de colza sem OGM (NO). As porcas foram alimentadas individualmente com dietas de gestação e lactação formuladas para atender ou exceder as recomendações da NRC (2012) para todos os nutrientes. Foi registada a quantidade de alimento consumido durante os períodos de lactação e foi usada para calcular a ingestão média diária de ração. O número de leitões nascidos e desmamados também foi registado para calcular a taxa de sobrevivência. O peso corporal individual do leitão e o peso da ninhada nos dias 0 e 26 foram avaliados para calcular o ganho médio diário (GMD). Todos os dados foram submetidos a procedimentos GLM da SAS num desenho em blocos aleatórios.
Como resultado, a inclusão na dieta de ingredientes sem OGM mostrou efeitos equivalentes no rendimento reprodutivo das porcas aos da dieta basal. O peso corporal, o consumo médio diário, a espessura de gordura dorsal, a pontuação da condição corporal e o intervalo de cio para as porcas não diferiram entre os tratamentos. Além disso, também não houve diferenças significativas no crescimento de leitões alimentados com dietas NO comparado ao CON.
Em conclusão, não foram observadas diferenças entre as dietas CON e NO, nem no rendimento da porca nem na ninhada. Estes resultados sugerem que o uso de polpa de beterraba e bagaço de colza sem OMG não tem efeitos negativos sobre o rendimento das porcas e suas ninhadas e pode ser uma boa alternativa para substituir a farinha de milho e soja com OGM na dieta.
Wang H, Kim DW, Lee IS, Kim IH. Non-GMO beet pulp and canola meal corn-soybean meal diet has comparable effects as that of GMO corn-soybean meal diet on the performance of sows and piglets. Midwest Meeting ADSA-ASAS 2020. 2019.