O uso de recursos alimentares não convencionais, como os sub-produtos da indústria de alimentos, é cada vez mais importante para reduzir os custos com alimentos. Com a proibição dos antibióticos como aditivos alimentares, esforços consideráveis de pesquisa foram feitos para desenvolver alternativas. Neste contexto, muitas plantas medicinais têm atraído grande atenção devido às suas propriedades e efeitos na promoção do crescimento.
Portanto, o objectivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da polpa de citrínos seca e plantas medicinais fermentadas em porcos em crescimento e acabamento.
Num ensaio de 10 semanas, foram utilizados um total de 96 porcos em crescimento [(Landrace × Yorkshire) × Duroc] com um peso corporal (PC) médio inicial de 62,34 ± 1,96 kg. Os porcos foram colocados ao acaso em 1 de 3 tratamentos dietéticos baseados no PC e sexo, num desenho de blocos completos ao acaso: um tratamento controlo, com uma dieta basal (CON), uma dieta com 10% de polpa de cítrinos seca (DPC) e uma dieta com 10% de polpa de cítrinos seca suplementada com 0,1% de plantas medicinais fermentadas (DPC + PMF).
Das semanas 0 a 5 e 0 a 10, os porcos alimentados com a dieta DCP + FMP tiveram uma diminuição significativa do consumo médio diário e aumentaram a relação ganho:alimento, em comparação com os alimentados com a dieta CON. Nos porcos alimentados com a dieta DCP + FMP, na semana 10, a digestibilidade aparente do tracto total (ATTD) da energia bruta foi maior e a concentração de colesterol total no soro diminuiu, comparado com os alimentados com a dieta DCP. Não foram observadas diferenças na espessura da gordura dorsal. No entanto, os porcos alimentados com a dieta DCP + FMP mostraram um aumento da área do músculo longissimus relativamente aos alimentados com a dieta CON.
Em resumo, os resultados sugerem que a adição de 10% da polpa de cítrinos seca nas dietas de porcos de engorda não tem efeitos sobre o rendimento de crescimento, digestibilidade dos nutrientes, parâmetros sanguíneos ou qualidade da carne. No entanto, complementar essas mesmas dietas (10% de DCP) com plantas medicinais fermentadas é eficaz para reduzir o colesterol total e o colesterol LDL no soro e melhorar o rendimento dol crescimento e da área muscular do longissimus.
Lei, X., Kim, I. H., & Kim, Y. (2018). Effects of dried citrus pulp and fermented medicinal plants on growth performance, nutrient digestibility, blood characteristics, and meat quality in growing-finishing pigs. Canadian Journal of Animal Science, (ja). https://doi.org/10.1139/cjas-2017-0170