Listeria monocytogenes é uma bactéria patogénica transmitida através dos alimentos que causa listeriose, uma doença infeciosa em animais e pessoas, em que os suínos actuam como reservatórios assintomáticos. Em agosto de 2019, um surto associado ao consumo de carne de porco provocou 222 de listeriose em humanos em Espanha. Determinar a diversidade e o potencial de virulência das cepas é importante para a saúde pública. O comportamento de 23 cepas de L. monocytogenes isoladas em amígdalas, carne e pele de suíno foi comparado estudando (1) internalina A, internalina B, listeriolisina O, proteína inductora de montagem de actina e níveis de expressão de PrfA, e (2) invasividade, crescimento intracelular em células eucariotas.
Foram encontradas diferenças significativas na expressão dos factores de virulência selecionados e os fenótipos de invasividade e replicação intracelular das cepas de L. monocytogenes. As cepas isoladas em amostras de carne pertencentes ao serotipo 1/2a não tinham internalina A ancorada ao peptidoglicano. Algumas cepas expressaram níveis mais altos de factores de virulência e invadiram e replicaram-se de forma mais eficiente que uma cepa de referência de L. monocytogenes epidémica (F2365).
Este estudo demonstra a presença de cepas de L. monocytogenes com potencial virulento em porcos, essa informação tem implicações valiosas em medicina veterinária e segurança alimentar.
Gómez‐Laguna J, Cardoso‐Toset F, Meza‐Torres J, Pizarro‐Cerdá J, Quereda JJ. Virulence potential of Listeria monocytogenes strains recovered from pigs in Spain. Vet Record. 2020; 187(11): e101. https://doi.org/10.1136/vr.105945