Antecedentes
O Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente etiológico da linfadenite caseosa, uma doença comum nas populações de pequenos ruminantes em todo o mundo e com um impacto económico significativo para os produtores.
Apresentação do caso
Segundo os autores, esta é a primeira caracterização de C. pseudotuberculosis em lesões de linfadenite caseosa em porcos Alentejanos. Durante o estudo, os métodos fenotípicos e genotípicos de identificação confirmaram o isolado como C. pseudotuberculosis biovar ovis. A grande maioria dos isolados foram capazes de produzir a fosfolipase D e foram suscetíveis à maioria dos compostos antimicrobianos experimentados. Os padrões de macrorrestrição obtidos por electroforese em gel de campo pulsado (PFGE) agruparam o C. pseudotuberculosis em dois clusters com um elevado índice de similitude, o que revela a sua relação clonal. Além do mais, os isolados de porcos compararam-se com C. pseudotuberculosis de caprinos e os padrões de PFGE também apresentaram uma elevada similitude, o que sugere a prevalência dos clones dominantes e uma potencial propagação cruzada entre estes dois animais hóspedes.
Conclusões
Este trabalho representa o primeiro caso de presença de Corynebacterium pseudotuberculosis em lesões de linfadenite caseosa em porcos Alentejanos e alerta para a importância do estabelecimento de um controlo e práticas de maneio sanitário adequados para controlar a infecção e evitar uma maior propagação deste importante agente patogénico a outros animais hóspedes.
Oliveira M., C. Barroco, C. Mottola, R. Santos, A. Lemsaddek, L. Tavares and T. Semedo-Lemsaddek. 2014. First report of Corynebacterium pseudotuberculosis from caseous lymphadenitis lesions in Black Alentejano pig (Sus scrofa domesticus). BMC Veterinary Research. 10:218. doi:10.1186/s12917-014-0218-3