O objectivo do presente estudo foi, por um lado, determinar a presença de vírus emergentes (PRRSV), re-emergentes (PTV) e recém-emergentes (TTSuV1, TTSuV2 e PBoV1) em amostras de porcos mortos afectados pelo PMWS e, por outro, o efeito da vacinação contra o PCV2 e a influência da idade no aparecimento de infecções virais individuais e múltiplas nos porcos. A detecção dos vírus realizou-se mediante PCR, RT-PCR e PCR em tempo real num pool de amostras de tecidos (gânglios linfáticos, fígado e baço) de porcos com PMWS (n = 56) que foram divididos em três grupos: leitões, porcos desmamados e porcos de engorda. Também se recolheram amostras de gânglios linfáticos de porcos de engorda aparentemente sãos (n = 59).
Entre os porcos não vacinados, a maior prevalência de vírus individuais e infecções virais múltiplas observou-se nos porcos desmamados e de engorda com PMWS. Observou-se doença clínica grave nos porcos co-infectados com PCV2 e PRRSV. A prevalência de TTSuV1 e TTSuV2 foi alta em todos os grupos de porcos mas não pareceu ter um efeito significativo sobre o sindroma. A infecção simultânea com TTSuV1 e PBoV1 confirmou-se com frequência em porcos com PMWS. Nenhum porco são ficou infectado com PRRSV, PTV ou PBoV1. A vacinação contra o PCV2 não teve influência na prevalência de TTSuVs, mas protegeu significativamente os porcos contra as infecções virais múltiplas.
O estudo conclui que os porcos desmamados com PMWS foram co-infectados com maior frequência com agentes patogénicos virais em comparação com os leitões lactantes ou de engorda. A co-infecção com o PRRSV aumenta os sinais clínicos do PMWS enquanto que a influência de outras co-infecções virais não é clara. A vacinação contra o PCV2 reduziu significativamente as co-infecções virais nos porcos.
Michaela Vlasakova, Valeria Leskova, Ivan Sliz, Anna Jackova and Stefan Vilcek. The presence of six potentially pathogenic viruses in pigs suffering from post-weaning multisystemic wasting syndrome. BMC Veterinary Research 2014, 10:221 doi:10.1186/s12917-014-0221-8