X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Prevalência de PoAstV e TTsV em amostras fecais de porcos com diarreia

Os resultados deste estudo indicam que tanto TTSuV1 como PoAstV4 têm uma elevada prevalência nas amostras de fezes de porcos com diarreia clínica nos Estados Unidos.

13 Outubro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os objectivos deste estudo foram, por um lado desenvolver uma PCR multiplex em tempo real para a detecção dos genótipos 4 e 5 do astrovírus suíno (PoAstV) e, por outro, determinar a prevalência do Torque teno vírus (TTSuV1 e TTSuV2), PoAstV4 e PoAstV5 em casos de diarreia.

Durante as investigações foram analisadas 88 amostras de fezes recolhidas durante o ano de 2011 que tinham sido enviadas de forma rotineira para o Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidad de Iowa State. Todas as amostras procediam de diferentes explorações de porcos de diferentes idades com historial de diarreia. No total hviam 13 amostras procedentes de leitões, 39 amostras de porcos desmamados, 16 amostras de porcos em crescimento-engorda, enquanto que em 19 das amostras a idade não estava disponível. Foi desenvolvida uma análise PCR em tempo real capaz de detectar e diferenciar entre os cinco grupos do PoAstV.

A maior prevalência foi observada para PoAstV4 (53,4% das amostras positivas), seguido por TTSuV2 (48,9% positivas), TTSuV1 (31,8% positivas) e PoAstV5 (4,5% positivo). Foi identificada uma infecção concorrente entre PoAstV4 e TSuV1 em 81,2% (13/16) das amostras obtidas de porcos de crescimento-engorda, em 23,1% (9/23) das amostras obtidas de porcos de desmame e em 7,7% (1/13) das amostras procedentes de leitões.

Os resultados deste estudo indicam que tanto TTSuV1 como PoAstV4 têm uma elevada prevalência nas amostras de fezes de porcos com diarreia clínica nos Estados Unidos. Com base no limitado tamanho das amostras, os dois agentes foram mais prevalentes nos porcos de crescimento-engorda em comparação com os leitões ou porcos desmamados. Se desconhece-se a relevância clínica desta descoberta. Ambos os agentes poderiam encontrar-se causalmente associados com doença entérica observada ou poderiam ser transmitidos por via entérica e a descoberta destes agentes nas fezes é acidental.

Prevalence of porcine astrovirus and Torque teno sus virus in fecal samples from pigs with diarrhea collected in the United States. T Opriessnig, CT Xiao, PG Halbur. IIPVS, 2012.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista