Os sistemas de produção de suínos em extensivo estão a ganhar importância, cada vez mais associados a produção de qualidade e como um standard para o desenvolvimento rural sustentável e bem-estar animal. No entanto são desconhecidos os efeitos dos alimentos naturais sobre a epidemiologia da Salmonella. Neste estudo foi avaliada a presença de Salmonella e a composição da microbiota intestinal em porcos tanto em explorações livres de Salmonella como em explorações com alta prevalência de Salmonella. Foram também investigados os factores de risco relacionados com a presença de Salmonella.
O agente patogénico foi detectado em 32,2% dos animais e em 83,3% das explorações, sendo evidentes grandes diferenças na prevalência entre explorações. A maioria dos isolados foram serovares de Typhimurium monofásica (79,3%) e Bovismorbificans (10,3%), e apresentaram um perfil de resistência a múltiplos fármacos (58,6%). A análise aos factores de risco identificou, a composição da ração, o tipo/variedade da vegetação disponíveis e a limpeza/desinfecção dos silos como os principais factores de risco relacionados com a prevalência de Salmonella. Foram encontradas diferenças na microbiota intestinal entre populações positivas e negativas a Salmonella, mostrando as primeiras um incremento de Proteobacteria e uma redução de Bacteroides. No grupo negativo a Salmonella foi observada maior abundância de produtores de butirato e propionato, incluídos Clostridium, Turicibacter, Bacteroidaceae_uc e Lactobacillus, enquanto o grupo positivo a Salmonella teve maior abundância de produtores de acetato, como Sporobacter, Escherichia ou Enterobacter.
Em conclusão, os resultados sugerem que a presença de Salmonella em porcos criados em liberdade está directamente relacionada com a vegetação natural disponível, determinando a composição da microbiota intestinal.
Garrido V, Migura-García L, Gaitán I, Arrieta-Gisasola A, Martínez-Ballesteros I, Fraile L, Grilló MJ. Prevalence of Salmonella in Free-Range Pigs: Risk Factors and Intestinal Microbiota Composition. Foods. 2021; 10(6):1410. https://doi.org/10.3390/foods10061410