No presente estudo, foi avaliada a espectroscopia de infravermelho próximo (NIRS) não invasiva como uma potencial técnica analítica na linha para prever o conteúdo de sódio em fatias de presunto curado.
Foram sujeitas a scaner amostras de 310 embalagens, aplicando uma sonda remota de fibra óptica na superfície das fatias, com diferentes temperaturas, sem manipulação prévia. O conteúdo de sódio das amostras foi determinado através de método de referência baseado na Espectrofotometria de Emissão Atómica de Plasma Acoplado Inductivamente (ICP-AES) após digestão química. A regressão de mínimos quadrados parciais (PLS) foi usada como método quimiométrico para realizar as calibrações. Os modelos lançaram resultados aceitáveis com os coeficientes de correlação de validação cruzada (R2CV) determinados 86,2-90,2%. A capacidade de previsão alcançada na validação externa foi de 3,63, com um erro de previsão standart de 0,12% de Na.
Estes resultados mostram que as medições NIR podem ser implementadas na linha de embalagem de fatias de presunto curado para proporcionar informação precisa e relevante sobre o conteúdo de sódio de cada produto embalado.
M. Isabel Campos, M. Luisa Mussons, Gregorio Antolin, Luis Debán, Rafael Pardo. On-line prediction of sodium content in vacuum packed dry-cured ham slices by non-invasive near infrared spectroscopy.
Meat Science, Volume 126, April 2017, Pages 29–35.
https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.12.005