O circovírus porcino 4 (PCV-4) é um novo vírus descoberto recentemente (2019) em suínos domésticos na China, embora vários estudos tenham demonstrado a sua circulação desde 2008. Posteriormente, o PCV-4 foi também detectado em populações de javalis selvagens na China e em porcos domésticos na Coreia do Sul e na Tailândia. Atualmente, a Ásia é até agora o único continente onde este novo vírus foi notificado; alguns estudos na América do Sul e na Europa não o detectaram. O objetivo deste comentário é comunicar a primeira deteção do PCV-4 na Europa, especificamente em javalis e suínos domésticos no centro-sul e sudoeste de Espanha. Foi realizado um estudo retrospetivo em javalis e porcos domésticos, tanto em produção extensiva (raça ibérica) como intensiva, provenientes de Espanha e Itália, amostrados entre 1998 e 2022.
A deteção do genoma do PCV-4 foi tentada utilizando diferentes protocolos de PCR quantitativa (qPCR) convencional ou em tempo real e alguns resultados positivos foram confirmados por sequenciação Sanger. Um total de 57 de 166 (34,3%) javalis e 9 de 223 (4%) porcos ibéricos (ambos geograficamente localizados no centro-sudoeste de Espanha) foram positivos por qPCR, enquanto os restantes animais testados do nordeste de Espanha e de Itália foram negativos. As sequências parciais dos genes Rep ou Cap de amostras seleccionadas confirmaram a presença do PCV-4.
A prevalência relativamente elevada no javali e a baixa prevalência no porco ibérico das mesmas áreas sugere uma transmissão intra e interespecífica, sendo o javali um potencial reservatório viral. O significado epidemiológico e clínico destes resultados é atualmente desconhecido, mas justifica a continuação da investigação sobre este novo vírus.
Holgado-Martín R, Arnal JL, Sibila M, et al. First detection of porcine circovirus 4 (PCV-4) in Europe. Virology Journal. 2023; 20(230). https://doi.org/10.1186/s12985-023-02181-1