As infecções por circovírus suíno tipo 2 (PCV-2) causam perdas económicas significativas na produção de suínos. Devido à alta taxa de mutação do PCV-2, várias variantes surgiram e estão actualmente classificadas em diferentes genótipos. No entanto, apenas três (PCV-2a, PCV-2b e PCV-2d) têm uma distribuição mundial, com outros genótipos restritos a certas regiões geográficas e/ou por períodos de tempo limitados. Não se pode excluir o sub-diagnóstico ou a subnotificação destes genótipos.
Este é o primeiro relatório de detecção e caracterização genética do genótipo PCV-2e na Europa, em reprodutoras de uma exploração em Itália que não apresenta sinais clínicos da doença do circovírus porcino. Um estudo de acompanhamento mostrou provas subclínicas persistentes de PCV-2e na exploração, com baixa frequência e carga viral.
Esta descoberta fortuita sublinha a necessidade de actividades de vigilância de forma rotineira mais intensivas, incluindo animais assintomáticos, juntamente com a sequenciação do ADN e a partilha de dados. Considerando a divergência fenotípica e genética relevante destes genótipos, a eficácia real dos testes de diagnóstico e vacinas actualmente aplicados deve ser cuidadosamente avaliada.
Franzo G, Ustulin M, Zanardelli P, Castellan A, Villa N, Manfredda A, Vio D, Drigo M. First detection of porcine circovirus type 2e in Europe. The Veterinary Journal. 2022; 279: 105787. https://doi.org/10.1016/j.tvjl.2022.105787