O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho reprodutivo de marrãs e porcas desmamadas agrupadas em diferentes datas após a inseminação. O estudo foi realizado em uma exploração de porcas no centro-oeste do Estado do Paraná, Brasil, utilizando animais cruzados Landrace × Large White. Os grupos de referência consideraram a distribuição de marrãs (n = 407) e porcas (número de parições de 1 a 5; n = 843) de acordo com o dia de alojamento em grupo em baias coletivas em relação ao dia da última inseminação (IA). Assim, as marrãs foram distribuídas em quatro grupos de comparação: alojamento em grupo nos dias 1, 2, 3 ou 4 após a última IA. As porcas foram distribuídas por três grupos de referência: alojamento em grupo no dia seguinte à última IA (0), no dia 1 ou 2 após a última IA. Foram registados a taxa de parto, o número total de leitões nascidos e as repetições. Numa subamostra (254 marrãs e 622 porcas), a presença e a pontuação das lesões cutâneas (0, sem lesões; 1, baixa; 2, moderada; ou 3, alta) foram avaliadas 24 e 48 horas após a mistura. A análise estatística foi efectuada com o software SAS® 9.4, utilizando o procedimento GLIMMIX. As comparações de médias foram realizadas pelos testes de Tukey-Kramer e as frequências por regressão logística.
O alojamento em grupo de marrãs em diferentes dias após a inseminação não afectou a taxa de parto, o número total de leitões nascidos e as repetições. No entanto, as porcas misturadas 2 dias após a IA tiveram uma redução no número total de nascidos em comparação com as misturadas no dia 1, sem diferença em relação às porcas misturadas no dia da última IA. Todas as porcas apresentaram pontuações de lesões cutâneas baixas (pontuação 1; 60,5%) ou moderadas (pontuação 2; 39,5%). Para ambas as categorias de fêmeas, a presença de pontuações baixas ou moderadas não afectou as repetições, a taxa de parto e o número total de leitões nascidos. As lutas nas 48 horas seguintes não foram suficientemente graves para comprometer o desempenho reprodutivo.
Em conclusão, o alojamento em grupo de porcas 2 dias após a cobrição comprometeu o tamanho da ninhada; no entanto, a mistura de marrãs nos dias 1 a 4 após a cobrição não afectou o desempenho reprodutivo.
Magoga J, Vier CE, Mallmann AL, et al. Reproductive performance of gilts and weaned sows grouped at different days after insemination. Tropical Animal Health Production. 2023; 55: 31. https://doi.org/10.1007/s11250-022-03444-9