Hoje em dia é aceite que uma relação positiva entre humanos e animais é benéfica não só para o bem-estar dos animais de interesse zootécnico, mas também para a produtividade e qualidade dos produtos obtidos. Um objectivo importante, em disciplinas que vão desde a neurociência até à ciência do bem-estar animal, é melhorar o conhecimento das emoções animais, existem, no entanto, poucas ferramentas fiáveis para medir estas emoções.
Neste estudo, investigamos se promover o acesso a brinquedos para incitar comportamentos de brincadeira em suínos é associável a uma alteração da relação humano-animal e ao estado emocional dos suínos.
Foi utilizado um grupo de dezasseis suínos miniatura alojados num meio experimental e uma prova preliminar denominada de “Teste de pessoa estranha”. Depois de uma sessão de Controlo e Brincadeira (com brinquedos para cães de tamanho médio, bolas com cordas), foi realizado o “Teste de pessoa estranha”. Durante a prova uma pessoa que vestia um macaco colorido, capucho, máscara, luvas e botas (pessoa desconhecida com aparência estranha) entrou no parque onde estavam alojados 2 suínos, foi efectuada uma gravação de vídeo de 2 minutos. Foram comparados os resultados obtidos no teste de pessoa estranha depois das sessões de Jogo e Controlo.
Os resultados mostraram que o tempo de latência do animal para se aproximar da pessoa (duração em segundos) e o período durante o qual o animal esteve distante da pessoa estranha (duração em segundos) foram significativamente menores depois da sessão de Jogo em comparação com a sessão Controle. A duração do contacto directo (duração em segundos) e a duração do movimento da cauda (duração em segundos), a necessidade de separar o suíno da pessoa estranha (frequência) e a duração do movimento da cauda (duração em segundos) foram significativamente maiores depois da sessão de Jogo em comparação com o grupo Controle.
Em geral os resultados sugerem uma alteração na relação humano-animal depois das sessões de Jogo: os suínos pareciam ter menos medo e estavam mais dispostos a interagir com a pessoa estranha mostrando um estado emocional mais positivo. Este estudo preliminar sugere que proporcionar brinquedos e em concreto incitar o comportamento de jogo com objectos e às vezes espontaneamente um comportamento de jogo social, pode melhorar a relação humano-animal. Investigações adicionais para explorar esta questão a fundo podem proporcionar resultados interessantes, já que um estado emocional positivo dos animais e uma boa relação humano-animal são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida aos animais de interesse zootécnico.
Marcet-Rius M, Pageat P, Bienboire-Frosini C, et al. The provision of toys to pigs can improve the human-animal relationship. Porcine Health Management. 2020; 6(29) https://doi.org/10.1186/s40813-020-00167-x