A composição química do grão de sorgo é semelhante ao do milho, embora para monogástricos continue a ser um ingrediente com baixa digestibilidade da proteína e da energia. Quando o sorgo é usado como fonte de energia, uma das consequências é o excedente de azoto que acaba em chorume. Deste modo, é essencial melhorar a utilização da proteína e do N em ingredientes como o sorgo.
Foram desenvolvidas novos tipos de proteases produzidas por Aspergillus niger, Bacillus subtilis e Bacillus Licheniformis que, utilizando uma estratégia conjunta e encapsulada, demonstraram uma melhor digestibilidade ileal da proteína bruta (PB) em leitões desmamados.
Mas, o objectivo do presente estudo foi determinar o efeito das proteases encapsuladas sobre o rendimento, a digestibilidade total aparente (ATTD) da PB, o conteúdo de azoto ureico no soro (SUN) e o azoto do chorume (N) para porcos de engorda alimentados com base em sorgo e bagaço de soja. Para tal, foram utilizados 40 porcos (Duroc × Landrace × Yorkshire) com um peso inicial de 23,4 ± 1,2 kg que foram distribuídos por 2 dietas com 5 currais por tratamento (2 machos castrados e 2 fêmeas por curral) num desenho de blocos completamente aleatorizados. As 2 dietas foram suplementadas com ou sem 250 mg/kg de uma combinação de proteases encapsuladas. A experiência (70 dias) foi dividida em 2 etapas: fase 1 (1-35 dias) e fase 2 (36-70 dias).
As proteases não mostraram efeitos significativos no consumo médio diário de ração (CMD) ou ganho médio diário (GMD) e tenderam a melhorar o índice de conversão durante a fase 1, a fase 2 e em geral se comparadas com o controlo. A ATTD da matéria seca, matéria orgânica e energia bruta tendeu a ser maior no dia 35 e foi maior no dia 70 para as dietas suplementadas com proteases. Além disso, as proteases aumentaram a ATTD da PB acima de 8% e diminuiram mais de 10% a excreção de N fecal relativo ao aumento de peso independentemente das etapas da experiência. A concentração de SUN tendeu a reduzir com a suplementação de protease tanto a 35 como a 70 dias.
Em geral, as proteasas encapsuladas podem melhorar a eficiência de utilização do azoto e diminuir a sua excreção para o meio ambiente quando os porcos de engorda são alimentados com dietas baseadas em bagaço de soja e sorgo.
Pan, L., Shang, Q. H., Ma, X. K., Wu, Y., Long, S. F., Wang, Q. Q., and Piao, X. S. (2017). Coated compound proteases improve nitrogen utilization by decreasing manure nitrogen output for growing pigs fed sorghum soybean meal based diets. Animal Feed Science and Technology, 230, 136-142. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2017.05.014