X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Qual é a nossa capacidade para detectar vírus de gripe emergentes com potencial zoonótico?

Foi realizado um estudo dos programas nacionais de vigilância da gripe animal para avaliar a capacidade actual na detecção dos vírus da gripe em animais com potencial zoonótico a níveis regional e mundial.

23 Novembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi realizado um estudo dos programas nacionais de vigilância da gripe animal para avaliar a capacidade actual na detecção dos vírus da gripe em animais com potencial zoonótico (ou seja, os vírus da gripe que podem ser transmitidos de forma natural entre animais e seres humanos) a níveis regional e mundial. Foram recolhidas informações sobre 587 componentes do sistema de vigilância da gripe animal de um total de 99 países através dos Serviços Veterinários (CVOs) (n = 94) e da literatura publicada.

Um componente do sistema de vigilância é caracterizado pelo (a) tipo de vigilância (activo, passivo, etc.), (b) propósito (sistema de vigilância nacional ou internacional, investigação, etc.), (c) objectivo (detecção, monitoramento, etc. ), (d) tipo de gripe (aviária, equina, suína, gripe pandémica) e (e) população objectivo (animais selvagens, domésticos ou de companhia).

Os resultados da análise revelaram que os sistemas de vigilância da gripe nos animais estão amplamente implementados. No entanto, menos de 1% dos componentes analisados dirige-se especificamente à detecção dos vírus da gripe pandémica nos animais e são destinados exclusivamente a porcos domésticos.

Este trabalho mostra a necessidade mundial de aumentar a vigilância dirigida aos virus gripais potencialmente zoonóticos nas espécies animais pertinentes.

As principais recomendações do estudo podem ser resumidas em:

  • Os sistemas de vigilância da gripe em animais têm um alto potencial para informar sobre o risco de pandemia em humanos se estiverem em curso vários componentes integrados de vigilância ou baseados no risco. Encorajam-se os países que implementam apenas uns poucos componentes a diversificar os esforços de vigilância com o objectivo de os orientar para os vírus da gripe e/ou populações de animais.
  • Melhorar a preparação perante uma pandemia atendendo aos subtipos com maior risco zoonótico independentemente da sua importância para a produção animal, a saúde ou o comércio.
  • Os exames de rotina para aves de capoeira ou porcos realizados com objectivos diferentes da preparação para uma pandemia, podem e devem ser utilizados para a detecção de vírus potencialmente pandémicos. Como parte da investigação de laboratório de rotina dos vírus suspeitos de ter potencial zoonótico, deve ser realizada a detecção de possíveis caracteres de adaptação a humanos.
  • Os métodos de laboratório tais como a PCR ou o isolamento de vírus constituem a definição de caso de eleição. Incentivam-se os países a seleccionar com regularidade um subconjunto de vírus para a caracterização genética através de sequenciação.
  • A notificação oportuna dos resultados da vigilância, incluidas as actividades de vigilância pelo sector privado ou no quadro de investigação e o acesso internacional a descobertas importantes ou particulares são tão importantes como a apresentação das sequências dos vírus da gripe animal às bases de dados genéticos públicas e o intercâmbio de vírus vivos com a comunidade internacional de investigação.

VON Dobschuetz S, DE Nardi M, Harris KA, Munoz O, Breed AC, Wieland B, Dauphin G, Lubroth J, Stärk KD; the FLURISK Consortium. Influenza surveillance in animals: what is our capacity to detect emerging influenza viruses with zoonotic potential? Epidemiol Infect. 2014 Sep 30:1-18.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista